Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi

Acordo com potências coloca o Irã de volta no mundo

É fácil aplaudir o acordo entre o Irã e as grandes potências sobre a questão nuclear: basta imaginar a hipótese inversa, ou seja, o rompimento das negociações.

O Irã continuaria a desenvolver um programa que, no limite, o levaria a obter a bomba atômica. Por si só, já seria um pesadelo, em se considerando que se trata de uma ditadura teocrática, o que lhe dá um absurdo grau de imprevisibilidade.

Afinal, ninguém de fora pode adivinhar o que os deuses soprariam aos aiatolás que governam o país, por mais que estes jurem, seguidamente, que o Corão lhes proíbe dotar-se de armas nucleares.

O Ocidente não acredita, do que dá prova a afirmação do presidente americano, Barack Obama, mal fechado o acordo: o entendimento não se baseia em confiança, mas em inspeções.

A esse pesadelo, some-se o fato de que a Arábia Saudita, principal rival do Irã no Oriente Médio, ficaria tentada a também correr atrás da bomba, desatando uma corrida nuclear apocalíptica.

Israel, o inimigo principal do Irã, sentir-se-á tentado a conter pela força o programa nuclear iraniano.

Se o Oriente Médio já é o barril de pólvora conhecido, acrescentar todas essas turbulências, reais ou potenciais, é tudo o que o planeta dispensa.

É bom deixar claro que a desconfiança em relação ao Irã não desaparece de todo com o acordo, conforme antecipa o presidente Obama.

Mas é pouco crível que as seis principais potências do planeta sejam tão ingênuas ou despreparadas que assinaram um acordo que deixe brechas para o Irã alcançar a bomba.

O fato é que o Irã, colocado em quarentena pelas Nações Unidas há uma década aproximadamente, está de volta ao mundo, com o acordo.

De saída, espera a liberação de algo em torno de US$ 100 bilhões (R$ 314 bilhões) que estavam congelados pelo Ocidente, como parte das sanções impostas ao país.

Será um alívio razoável para uma economia tão abalada pelas sanções que forçaram os aiatolás a negociar.

O levantamento das demais sanções dará ainda mais vigor ao país, mas a dúvida é saber se os novos recursos serão usados para anabolizar uma economia combalida ou para apoiar aliados em guerra.

O Irã, mesmo de volta ao convívio global, não vai abandonar a Síria do ditador Bashar Assad, sitiado pelos radicais do Estado Islâmico e também pela oposição não radical.

Tampouco vai deixar de lado o Hizbollah, movimento xiita libanês, que luta ao lado de Assad e, de quebra, está em guerra eterna com Israel.

Tudo somado, está claro que o acordo dá ao Irã um novo status regional, conforme afirma Ray Takeyh, pesquisador-sênior para Estudos do Oriente Médio do Council on Foreign Relations:

"O acordo nuclear não só legitima o programa iraniano como também sinaliza para a região que os Estados Unidos veem o Irã como um poder cujas reivindicações tem que ser levadas em conta".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.