Denise Fraga

É atriz e autora de "Travessuras de Mãe" (ed. Globo) e "Retrato Falado" (ed. Globo).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cara de espelho

Todo mundo tem sua cara de espelho. Aquela cara que fazemos imediatamente quando nos olhamos no espelho. Provavelmente a expressão com a qual nos achamos mais bonitos. Me divirto com isso. Desde que me entendo por gente, a cara de espelho de minha mãe, por exemplo, é um sorriso de Monalisa. Talvez ela nem saiba disso, mas nunca lhe vi com o tal sorriso em outra ocasião. É curioso. É uma expressão exclusiva para o espelho. Quem será aquela que ela escolheu para representá-la diante dela mesma?

Na minha cara de espelho tenho o cenho franzido. Não sei exatamente o porquê, mas muitos maquiadores me perguntam ao final dos trabalhos se estou insatisfeita com seus serviços. É uma cara zangada, como que querendo entender alguma coisa. Nem sei por que faço, mas faço. Talvez eu me leve mais a sério do que deveria. Ou esteja sempre intrigada comigo mesma. Pode ser também uma tentativa inconsciente de ficar bonita como nas fotos de revistas de moda, onde o sorriso entrou em desuso. Uma espécie de síndrome Calvin Klein. Não sei, é curioso.

Crédito: Ilustração Zé Vicente

Além da cara de espelho, todo mundo tem também a sua cara de foto. Repare. Ela é diferente da cara de espelho. Se liberta do olhar de seu dono e é mais próxima da cara que a pessoa apresenta na vida cotidiana. Mas também é sempre igual, como um jeito escolhido para se ser. Minha cara de foto estampa um sorriso no qual não confio mais. Não por não reconhecê-lo. Me vejo nele. Mas, a cada novo clique, lá está ele de novo, banalizando tudo. Se adiantando a mim e àquela do espelho.

Uma atriz tem a chance de poder se ver de várias formas, mas, ainda assim, apesar do estudo diário a que a própria profissão nos força diante do espelho ou das lentes, tenho poucas rédeas sobre minhas versões.

Entro no elevador e mais uma vez tento me entender naqueles poucos segundos apesar de saber que não estamos mais a sós. Provavelmente alguém nos observa pela câmera: eu e minha amiga do cenho franzido. No outro dia, soube que o porteiro falou:

– Ela mexe no cabelo. Mexe de novo. E de novo. E sai igualzinha a como entrou.

É verdade. Talvez a gente só se reconheça mesmo a partir do outro. Não existe a Denise. Existe a Denise-Fulano, a Denise-Cicrano... Talvez conviver sirva pra isso. Pra gente não ficar presa no espelho.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.