Denise Fraga

É atriz e autora de "Travessuras de Mãe" (ed. Globo) e "Retrato Falado" (ed. Globo).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Escola de autogestão

Seus olhos brilhavam quando ele falava da rede. Nos responsabilizava, perguntando se estávamos prontos para a transformação que ela promoveria em nossas vidas.

— Vocês estão prontos para a autogestão?

Eu morria de medo. Palavras como rede e autogestão pareciam lançar-me imediatamente no universo da ficção científica. Eu me calava, fascinada, esperando o futuro. O professor Paulo era uma figura empática e acreditava que tudo estaria ao nosso alcance quando a tal rede chegasse. Inclusive a autogestão.

Crédito: Ilustração Zé Vicente

Já faz tempo que estamos em rede e dia após dia sinto que autogestão é algo cada vez mais longe de nós. Diante do festival de vaidade e intolerância no interminável desfile de argumentos e réplicas em que embarramos a cada clique na internet, muitas vezes penso em meu velho professor. Quem sabe ainda está por aí, navegando em luta por sua utopia. Não o encontrei na rede. Talvez tenha morrido. Quiçá com olhos opacos.

Mas nestes últimos dias voltei a imaginar os seus olhos brilhantes, onde quer que eles estejam. O movimento de ocupação das escolas fez reacender muitos olhos por aí. A manifestação é fruto da indignação dos estudantes com a reorganização do ensino proposta pelo governo estadual e tem dado muito o que falar. Diante da triste situação do ensino público do país, do salário dos professores e da estrutura precária de muitas escolas, seria mesmo ingênuo achar que tal mudança, por melhor intencionada que pudesse ser, fosse ser acatada sem barulho. É mesmo difícil ver este tipo de reforma radical ser feita onde há tempos se clama por outra espécie de urgência e radicalidade. Difícil aceitar que seja este o melhor começo, ainda mais envolvendo fechamento de escolas, desprezando relações pessoais e vínculos afetivos.

Pois o barulho cresce. E meu velho coração de estudante começou a bater forte ao ver o movimento ganhar força com incrível capacidade de organização via internet. A ocupação se fortalece dia após dia com organogramas, agendas, recrutamento de professores voluntários e inúmeras atividades criativas de quem pretende não só manter a escola em que estuda mas lutar por motivos reais para frequentá-la. Não dá para simplesmente ignorar o que está acontecendo. E mais: pode estar aí o primeiro passo para a verdadeira e profunda transformação na educação do país.

Rezo pela pureza, serenidade e clareza destes meninos rumo à sua autogestão. Meu velho professor Paulo iria ficar feliz.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.