Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Presidente da Embrapa fez de uma crítica de pesquisador um barraco

O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, transformou uma controvérsia criada por uma crítica de um pesquisador da sacrossanta estatal num barraco típico das manifestações autoritárias que envenenam a gestão de centros de pesquisa e da academia.

Há uma semana, o pesquisador Zander Navarro escreveu um artigo intitulado "Embrapa, acorde", criticando a forma como vem sendo gerida a empresa. A Embrapa tem 10 mil empregados e custa US$ 1 bilhão anuais à Viúva.

Crédito: Bruno Miranda - 26.mai.2006/Folhapress
O pesquisador Zander Navarro, demitido da Embrapa, em foto de 2006

Primeiro a estatal respondeu genérica e educadamente ao artigo, e pouco depois Zander foi demitido. Ele era um crítico costumeiro da administração da Embrapa. Até aí estava-se em mais uma briga de acadêmicos da burocracia federal.

O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, resolveu entrar no assunto e o fez da pior maneira possível. Juntou o autoritarismo dos mandarins com a invulnerabilidade que as redes internas parecem oferecer aos seus participantes. Numa mensagem restrita à cúpula da empresa, disse que tomaria providências para que "este tipo de comportamento, irresponsável e destrutivo, seja definitivamente erradicado da nossa empresa".

Linguagem de fabricante de pesticida.

Leia outros textos da coluna deste domingo (14):

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.