Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

humberto luiz peron

 

22/03/2011 - 18h53

Real Corinthians e Flarcelona

HUMBERTO PERON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sempre nos orgulhamos do equilíbrio existente em nosso futebol. Isso pode ser verificado com a divisão dos títulos, a alternância de vencedores do Campeonato Brasileiro e o número de equipes que começam o torneio com chances de ficar com a taça - apesar de que, após a implantação do sistema de pontos corridos, esse contingente caiu sensivelmente.

Agora, com todo esse imbróglio na negociação dos direitos de TV para as próximas temporadas, enquanto os enforcados times brasileiros brigam para receber alguns milhões a mais de receitas e, principalmente, um providencial adiantamento de cotas, muitos dirigentes não percebem que podem estar criando, para um futuro bem próximo, uma situação em que o futebol brasileiro terá dois times principais: Corinthians e Flamengo.

Não vai me surpreender que, só no final da década, os times passem a dominar nosso futebol da mesma maneira que Real Madrid e Barcelona fazem na Espanha.

O modelo adotado por alguns clubes de negociar os direitos individualmente só vai ser vantajoso agora, já que os times vão ter um aumento de arrecadação. Mas, no longo prazo, eles jamais conseguirão competir com o poderio econômico de Corinthians e Flamengo.

Só para lembrar, atualmente cinco clubes recebem a cota máxima da TV, além de Corinthians e Flamengo. Estão nessa faixa Palmeiras, São Paulo e Vasco. Então, agora, os dois clubes já saem em vantagem sobre três concorrentes.

Sei que hoje também existem outras faixas de divisão dos times na divisão dos direitos de TV - contudo, a diferença de arrecadação pode ser compensada com uma boa administração, ações de marketing e projetos de sócio-torcedor. Mas, com uma margem de 30, 40, ou até 50 milhões de reais por ano, não há mágica administrativa que os equipare.

Com essa vantagem no orçamento, corintianos e flamenguistas vão controlar o mercado de salários. E quem quiser seguir os valores que serão impostos por esses dois times vão quebrar.

Sem dizer que com maior exposição - lógico que eles, por receberem mais, terão mais jogos transmitidos - e os títulos conquistados farão com que esses dois clubes arrecadem cada vez mais em patrocínios, aumentando o abismo entre a dupla Corinthians e Flamengo e os demais times. Pode não parecer, mas esse movimento já começou com os dois clubes investindo em grandes contratações, como Adriano, Ronaldo e Ronaldinho.

Vale dizer que essa disputa polarizada entre Flamengo e Corinthians acaba beneficiando quem transmitir o Campeonato Brasileiro. Os dois times são os mais populares do país - o que sempre atrai uma massa de torcedores para acompanhar as transmissões - e ambos vão continuar a eterna rivalidade entre Rio de Janeiro e São Paulo pela hegemonia do futebol brasileiro.

Se em um determinado campeonato surgir uma terceira força, também será ótimo. Pois será explorada à exaustão o duelo entre o pobre e o milionário. Sem dizer que sempre pode ser adotada a fórmula do "mata-mata" - que muitos adoram - para tentar equilibrar o campeonato.

Pode ser que o cenário acima seja exagerado, mas, além dos direitos de transmissão nos próximos anos, agora, os dirigentes de vários clubes grandes lutam para que seus clubes continuem sendo protagonistas do nosso futebol e não apenas coadjuvantes da dupla Corinthians e Flamengo, ou, se quiserem, em curto espaço de tempo, Real Corinthians e Flacelona.

Até a próxima.
Mais pitacos em: www.twitter.com/humbertoperon

DESTAQUE
Como o caos administrativo atingiu Santos e Fluminense. As duas equipes, mesmo com bons elencos, estão sem técnico - perderam seus treinadores sem ninguém para colocar no lugar - e correm sério risco de não passar da primeira fase da Copa Libertadores.

ERA PARA SER DESTAQUE
Finalmente vamos ter um jogo que desperta a atenção do público no Campeonato Paulista. O clássico entre São Paulo e Corinthians tem como atrativo a briga pela liderança e o grande período que os são-paulinos não conseguem vencer o rival. Mas como nem tudo pode ser perfeito, o jogo não vai ser disputado na cidade de São Paulo e a grande atração do torneio, Lucas, convocado para a seleção, não estará em campo.

humberto luiz peron

Humberto Luiz Peron é jornalista esportivo, especializado na cobertura de futebol, editor da revista "Monet" e colaborador do diário "Lance". Escreve às terças-feiras no site da Folha.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página