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gilberto dimenstein
Dane-se, São Paulo
O esforço dos caminhoneiros de estrangular o fornecimento de combustível para a cidade de São Paulo é, resumindo em uma palavra, chantagem. Uma chantagem contra um esforço de civilidade. A postura é a seguinte: dane-se, São Paulo.
A prefeitura limitou o trânsito de caminhões maiores em uma série de vias das cidade, entre elas a marginal Tietê. É uma medida óbvia e atrasada. Qual metrópole com um mínimo de decência permite liberdade total para o fluxo de caminhões?
A prefeitura tinha feito uma medida mais radical e, depois, amenizou. Agora, diante da chantagem, parece que quer flexibilizar mais ainda.
Não vai ser a limitação dos caminhões que vai salvar nosso trânsito. Mas ajuda. O que vai salvar o trânsito é coragem para reduzir sem parar o espaço do carro a favor do transporte público.
Como o leitor desta coluna sabe, sou favorável (e cada vez mais) ao pedágio urbano: quem tem carro deveria pagar pela melhoria do trânsito de todos, investindo mais em metrô e em corredores de ônibus.
Mas, pelo jeito, ainda está longe para termos um estadista capaz de comprar essa briga.
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.
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