Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

06/03/2012 - 07h44

Dane-se, São Paulo

O esforço dos caminhoneiros de estrangular o fornecimento de combustível para a cidade de São Paulo é, resumindo em uma palavra, chantagem. Uma chantagem contra um esforço de civilidade. A postura é a seguinte: dane-se, São Paulo.

A prefeitura limitou o trânsito de caminhões maiores em uma série de vias das cidade, entre elas a marginal Tietê. É uma medida óbvia e atrasada. Qual metrópole com um mínimo de decência permite liberdade total para o fluxo de caminhões?

A prefeitura tinha feito uma medida mais radical e, depois, amenizou. Agora, diante da chantagem, parece que quer flexibilizar mais ainda.

Não vai ser a limitação dos caminhões que vai salvar nosso trânsito. Mas ajuda. O que vai salvar o trânsito é coragem para reduzir sem parar o espaço do carro a favor do transporte público.

Como o leitor desta coluna sabe, sou favorável (e cada vez mais) ao pedágio urbano: quem tem carro deveria pagar pela melhoria do trânsito de todos, investindo mais em metrô e em corredores de ônibus.

Mas, pelo jeito, ainda está longe para termos um estadista capaz de comprar essa briga.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página