Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

16/03/2012 - 08h05

Um político dá bom exemplo

Nesta semana revelei nesta coluna a curiosíssima bicicleta de bambu, desenvolvida por um brasileiro (acesse a imagem aqui) que será usada numa experiência escolar na cidade de São Paulo --crianças serão educadas para ir às aulas pedalando.

É uma espécie de símbolo que mistura a criatividade com o esforço contra a barbárie cotidiana no trânsito. Impossível, portanto, deixar de elogiar o exemplo de um político.

O político é o presidente de Câmara paulistana, José Police Neto, que, há um ano e meio faz o trajeto de sua casa até o trabalho de bicicleta. É certo que ele tem a ajudinha providencial da PM em seu trajeto --e, claro, está pensando na projeção que as pedaladas lhe dão. Aliás, até lhe fez bem: ajudou-o a perder peso, de 96 Kg para 72kg.

Mas é um belo exemplo de um político que tenta viver a cidade com profundidade, longe dos carros e dos gabinetes, e tenta mudar uma mentalidade.

No momento em que a cidade se articula mais contra a violência no trânsito, marcado pela estupidez cotidiana, aquele vereador percorrendo as ruas em sua bicicleta (ainda mais sendo um presidente da Câmara), é um sinal de civilidade.

*

Muitos leitores perguntaram onde poderiam comprar a bicicleta no bambu. Não se pode, uma vez que só é fabricada na Dinamarca. Mas vale contar com a sorte. Para promover o projeto, apenas uma delas será sorteada. Se quiser tentar a sorte, clique aqui.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página