Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

10/04/2012 - 07h59

Dilma vai ao paraíso americano

Os U$ 100 milhões ganhos pelo brasileiro Mike Krieger com a venda do Instagram ao Facebook mostram o melhor dos Estados Unidos --e é exatamente o que Dilma Rousseff vê hoje em sua visita a Harvard e MIT.

Krieger foi estudar em Stanford, uma excepcional universidade movida a ousadia, onde se educa ao empreendedorismo. Ali, quase todos os alunos têm um projeto na cabeça --assim surgiu, no campus, o Google. Mas Krieger foi beneficiado por um fato essencial: ao seu redor, há milhares de investidores dispostos a bancar ousadia, arriscando seu dinheiro.

Juntam-se assim excelência acadêmica, empreendedorismo e cultura do risco. As melhores universidades do tipo Harvard e MIT são incubadoras de talentos e negócios. Para mim, é onde está o paraíso americano traduzido em inventividade.

Isso ajuda a explicar por que os Estados Unidos desafiam (e vencem) há tanto tempo os prognósticos sobre sua decadência.

Humildemente, deveríamos admitir que temos muito a aprender com esse lado da cultura dos Estados Unidos --a começar de nossas burocráticas universidades.

*

A boa notícia é que cada vez mais chegam fundos ao Brasil dispostos a bancar jovens cheios de ideia. Alguns deles estão criando suas próprias incubadoras ( Rocket, por exemplo).

Todas as grandes empresas de tecnologia estão abrindo escritórios no Brasil, retendo e atraindo talentos. Aliás, empresas como Google, Twitter, Facebook, e Linkedin estão num briga para conseguir empregados qualificados. Se estiver interessado em alguma dessas vagas, clique aqui.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página