Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

02/05/2012 - 08h27

Virada Digital

Um dos meus prazeres aqui é mostrar como a tecnologia da informação consegue ajudar a transformar as cidades, aumentando a eficiência, dando mais poder ao cidadão e, para completar, economizando dinheiro. Uma experiência ocorre neste fim de semana na Virada Cultural, onde será possível se orientar entre os mil eventos sem usar papel. Apenas um aplicativo gratuito (para baixar clique aqui).

Não apenas se economiza papel. O aplicativo permite que se compartilhem os eventos com os amigos via redes sociais.

Esse aplicativo é apenas um detalhe. Já comentei aqui que, no Brasil, inventaram um programa que permite saber quem é o médico ou medicamento mais próximo (veja aqui). Ou simplesmente agendar uma consulta médica sem intermediação.

Conheci um aplicativo em Nova York que não apenas revela onde estão os banheiros públicos mais próximos, mas cada um deles com uma avaliação dos usuários. Já comentei aqui que, em Boston, as reclamações são feitas diretas por um aplicativo do celular e, nele, sem custo, se pode acompanhar o encaminhamento.

São soluções baratas que podem colocar a cidade na mão dos cidadãos. Daí que uma virada digital, uma versão contemporânea do Poupatempo, é uma das ideias óbvias que um candidato deveria implementar em sua gestão até para aumentar a transparência.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página