Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

29/05/2012 - 07h48

Museu gay é uma boa ideia?

A ideia de lançar o Museu Gay numa estação de metrô, previsto para 2013 (veja mais detalhes aqui), não é uma boa ideia. É uma ótima ideia --ótima e ousada porque uma iniciativa pública, especialmente vinda de um governo comandado por um fervoroso católico.

Por ser a maior do mundo, a Parada Gay projetou internacionalmente São Paulo como uma cidade cosmopolita e aberta à diversidade. A diversidade é o melhor da cidade e uma das razões que nos faz atrair o capital humano mais sofisticado do Brasil. Um museu serve como símbolo dessa essência paulistana, onde, na mesma época, desfilam pelas ruas gays e evangélicos.

Somos uma cidade em que um jovem (Lourenço Bustani) é escolhido como dos empreendedores mais criativos do mundo por ensinar como empresas podem ser associar a causas sociais. Ou que jovens do ITA, num cubículo, tentam revolucionar a educação usando novas tecnologias.

Vemos uma romaria de fundos de investimento pousarem na cidade para financiar essas inovações, gerando toda uma comunidade de startups. É aqui o quartel-general da América Latina do Google e do Facebook. Ou de gente que reinventa a moda, a arquitetura e o design no Brasil, espalhando-se pelo mundo.

Não tem um único dia (um único) que eu não conheça pelo menos um jovem com um projeto inovador.

A verdade é que estamos em uma das centralidades do mundo. Basta ver o número de personalidades que pousam aqui diariamente.

O Museu Gay é um tributo à diversidade que é a base da criatividade.

*

Uma revista paulistana chamada Efêmero Concreto convidou diversos fotógrafos a denunciar o cotidiano urbano. Saiu uma belíssima série intitulada "A Cidade Está Nua", onde modelos sem roupa aparecem em pontos como a avenida Paulista ou o centro antigo (acesse aqui).

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página