Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

29/08/2012 - 08h10

Ensinem jornalismo às crianças

Isadora Farber tornou-se, em poucos dias, uma pequena heroína da educação brasileira. Com sua página na internet, chamou atenção nacional para os problemas de sua escola pública em Florianópolis e, até ontem de manhã, já tinha quase 150 mil seguidores. Diante da repercussão nacional, o poder público decidiu reformar a escola.

Ter 150 mil seguidores no Facebook, quando se tem 13 anos de idade, já é muito difícil. Ter tudo isso falando de educação, posso assegurar que é um case mundial do uso das redes sociais para melhorar o ensino.

Temos aí uma lição, que venho observando há muitos anos: a importância de ensinar as crianças e jovens a lidar com os meios de comunicação, produzindo conteúdos.

É um ótimo gancho para se trabalharem outras matérias, muitas delas desconectadas do cotidiano. Desenvolve-se a capacidade de síntese e de expressão --além da língua portuguesa. É um jeito de gerar jovens mobilizadores para problemas comunitários.

Para completar, o ensino da mídia dá um poder para se ter mais diálogo e transparência na sociedade, especialmente entre os com menos voz. Alunos de escolas pública como Isadora, por exemplo.

Por fim, teriam mais condições de não serem manipuladas por nós, jornalistas.

Por essas e outras, uma das áreas mais interessantes no campo acadêmico é o ensino da educação, que tem uma graduação na USP --o ensino da comunicação para a educação.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página