Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

31/08/2012 - 08h33

São Paulo está muito melhor

O Datafolha identifica uma vontade generalizada de mudança entre os paulistanos, mesmo nos eleitores ligados ao PSDB e PSD -- o que serve para explicar a situação grave de José Serra, apoiado por Gilberto Kassab. Essa vontade de mudança não ocorre porque a cidade piorou . Mas porque melhorou.

Não melhorou apenas por causa deste ou daquele governo. Mas porque os paulistanos estão mais educados : a maioria já está no ensino médio mesmo nos bairros mais pobres; cresce o número de matrículas no ensino superior. A efervescência cultural paulistana se deve, em parte, (e vemos isso nas filas das exposições) a uma nova classe média que quer ampliar seu repertório.

São Paulo está mais organizada e, portanto, atenta. É maior a mobilização nos bairros, da mais distante periferia aos Jardins.

As próprias empresas são um forte estímulo à educação, exigindo uma mão de obra mais sofisticada e que tenha melhor qualidade de vida. O cidadão se acostumou a exigir mais dos produtos que compra, graças ao funcionamento de leis que protegem o consumidor - e, aí, acaba incluindo os políticos.

Aumenta a expectativa de uma cidade mais civilizada. O espaço maior para ciclistas e as campanhas de respeito aos pedestres traduzem essa busca - assim como a visão de que os carros devem ter sua circulação limitada. Explica-se aí a força simbólica da lei da Cidade Limpa.

A imprensa também melhorou (e muito) sua cobertura de temas locais, ampliando a investigação sobre a cidade e suas possibilidades.
Não significa, claro, que a gestão Serra/Kassab não tenha problemas - e, como já disse aqui, eles transmitiram a sensação de que não estão focados na cidade, de olhos em temas nacionais.

Significa que o paulistano está mais exigente e vai sempre querer mais de seus governantes.

Por isso, digo que São Paulo está longe se ser uma cidade civilizada. Mas está muito melhor.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página