Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

28/09/2012 - 08h35

Quem já venceu em São Paulo

A mais recente pesquisa Datafolha revela a hipótese de o primeiro turno acabar embolado. Com a queda de Celso Russomano, o resultado final torna-se ainda mais imprevisível, já que ele começa a sentir o efeito dos ataques. Mas, pelo menos, uma vitória já ocorreu na cidade --e é muito positiva.

Venceu a ideia de que um prefeito paulistano não deve usar a cidade como trampolim. Nunca tantos candidatos --e com tanto fervor-- se comprometeram a concluir seu mandato. Não é bondade, claro. Mas senso de sobrevivência. Mas é também um amadurecimento político.

O prefeito é um zelador e deve ter o prazer das pequenas coisas. É vibrar com cada nova ciclovia ou praça. Com as invenções de seus moradores. Ou com as soluções encontradas nas comunidades. Isso é o que faz alguém se identificar com sua cidade.

Não dá para ter a cabeça ao mesmo tempo em Brasília e em São Paulo. A cidade é complexa demais, com seus múltiplos problemas. Exige-se um prefeito em tempo integral. Kassab paga um preço por ter transmitido a imagem de que estava olhando mais para assuntos nacionais, formando um partido, do que para o local.

Tudo isso pode parecer óbvio. Mas não era. Agora é. Está algo que já venceu em São Paulo.

Candidatos e prefeitos passam --mas uma mentalidade comunitária fica.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Elvis Presley

Elvis Presley

Gillian G. Gaar

Comprar
Filosofia para Corajosos

Filosofia para Corajosos

Luiz Felipe Pondé

Comprar
Por Que Fazemos O Que Fazemos?

Por Que Fazemos O Que Fazemos?

Mario Sergio Cortella

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página