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gilberto dimenstein

 

30/10/2012 - 07h31

Haddad vai mesmo acabar com a taxa?

Descendo do palanque, Fernando Haddad já mandou avisar que, por questões legais, o fim da taxa de inspeção veicular será, na melhor das hipóteses, em 2014. Está aí um bom teste ao prefeito eleito.

O fim do pagamento da inspeção veicular foi uma solução engenhosa lançada na campanha para mostrar que o PT não queria mais taxas. Funcionou -- e muito bem. O problema é que a inspeção veicular pode ser aprimorada, os carros novos podem ser isentos por um tempo, uma nova empresa contratada para oferecer um serviço melhor, a taxa reduzida etc. Mas ninguém proporia o fim da inspeção como um esforço contra a poluição, até porque é uma determinação federal.

E aí vem a questão: a prefeitura, que já não tem dinheiro, vai bancar a taxa? Ou seja, o contribuinte que não tem carro -- os pobres -- vão bancar os ricos? Ridículo. Estamos falando aqui de cerca de R$ 140 milhões por ano.

Se existe algo que não precisamos é mais estímulo ao carro.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

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