Publicidade
Publicidade
gilberto dimenstein
Essa ideia descolada pega no Brasil?
Publicidade
DE SÃO PAULO
Tenho comentado aqui sobre o consumo colaborativo, considerado por economistas como uma das mais importantes tendências futuras: em vez de comprar, as pessoas alugam ou trocam coisas. Será que pega no Brasil, onde a desconfiança sobre a honestidade alheia costuma ser alta? É o que vemos com um projeto que acaba de ser lançado no Brasil, batizado de DescolaAí (mais detalhes no www.catracalivre.com.br).
A ideia é simples e só é, de fato, viável, por causa das novas tecnologias de informação. O indivíduo se dispõe a alugar seus objetivos usados, usando sistemas eletrônicos de pagamento. É um ganho para os dois lados. Quem coloca para alugar ganha um dinheiro extra. E quem pega o produto não precisa comprar. Muitos dos objetos que temos --uma furadeira elétrica, por exemplo-- são usados poucas vezes ao ano.
Há cidades fazendo esse tipo de negócio com o carro, motivando o empréstimo entre vizinhos. Sai por um valor muito menor do que a corrida de um táxi para alguém. Em São Francisco, (EUA) chegaram até a desenvolver um sistema por celular que substitui a chave.
Tudo isso envolve um mínimo de confiança. Muito mais do que a tecnologia, está ai o desafio do DescolaAí, esse projeto pioneiro de consumo colaborativo.
Se pegar, será um avanço em nossa civilidade. Os indivíduos ganham dinheiro tornando-se microempreendores, além de colaborarem com o ambiente, reduzindo a pressão contra o planeta.
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Em colaboração com o Media Lab, do MIT, desenvolve em São Paulo um laboratório de comunicação comunitária. É morador da Vila Madalena.
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.






Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV