Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

18/06/2011 - 13h43

Lula tem um problema psicológico?

Lula voltou a atacar os 'formadores de opinião' durante um evento com blogueiros. É uma espécie de obsessão por sentir-se discriminado pela imprensa. Essa mesma imprensa que projetou sua imagem como herói sindical, renovador da política brasileira ao fundar um novo partido e, no balanço final de sua gestão, reconheceu que, no geral, foram oito anos positivos. Existiria aí um problema psicológico?

Fernando Henrique Cardoso fez essa pergunta por outro motivo: não conseguia entender por que Lula sempre o tratou com desprezo. A resposta no caso FHC é a mesma para questão da imprensa.

Lula tem um problema psicológico, sim--e é até compreensível. E vai além de não gostar de ser criticado.

Lula sempre se viu cercado de intelectuais, a começar dentro do PT. E, no fundo, nunca soube lidar muito bem com sua escassa educação formal. Uma escassez que não impediu de ser um bom presidente.

O jeito que teve de enfrentar essa insegurança foi sustentar um discurso de desconfianças dos acadêmicos e intelectuais, tudo no caso dos formadores de opinião.
Há uma visão ingênua de que o povo tem uma sabedoria inata.

Tanto FHC como a imprensa servem de símbolos como motivo de ataques para essa insegurança de Lula.

Está aí um bom problema a ser tratado no divã.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página