Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

heloísa negrão

Boniteza  

23/11/2011 - 07h00

Linha reta

"Você tem que parecer menina que vai para a escola". Dessa maneira o cabeleireiro Marcos Proença define a tendência para cortes de cabelo neste verão. O repicado longo fica um pouco de lado e entra em cena o cabelo médio e de base reta. O que não significa pesado e sem movimento.

Isadora Brant/Folhapress
O truque para fazer um "escova reta" é não enrolar o cabelo, mas somente apoiar as pontas nas escova enquanto seca
O truque para fazer um "escova reta" é não enrolar o cabelo, mas somente apoiar as pontas nas escova enquanto seca

"Nós repicamos as pontas com a tesoura e assim elas se encaixam", explica o cabeleireiro Denniz Ruiz, do salão Imagem. Essa técnica dá a aparência do corte reto sem ficar com volume excessivo nas pontas. O acabamento fica por conta de uma escova reta (sem enrolar as pontas dos cabelos na escova) e algumas passadas de chapinha (sem deixar as pontas espichadas).

Isadora Brant/Folhapress
Denniz Ruiz repica levemente as pontas do cabelo para tirar o volume da base
Denniz Ruiz repica levemente as pontas do cabelo para tirar o volume da base

Nas passarelas, os retos apareceram majoritariamente nos cabelos lisos, o que não significa a exclusão dos crespos e cacheados. "Funciona para todas as texturas", afirma o cabeleireiro Wilson Eliodorio. As moças com cabelos crespos e cacheados não devem temer o volume. "O triangular é bom agora, de novo", diz.

Assim como Denniz, Eliodorio também destaca o acabamento do corte reto. "A base é uma linha reta, mas os fios que se sobrepõem ganham movimento com pontas afinadas, repicados suaves ou com a parte das costas mais reta e a da frente repicada ou pontuda", explica. Ou seja, o corte triangular com movimento é diferente de ostentar um equilátero na cabeça.

FAXINA

Aparar as madeixas de maneira mais regular também ajuda a "limpar" as pontas finas -- comuns após serem desfiados por muito tempo.

Eliodorio usou a moda dos retos para renovar o cabelo da atriz Tais Araújo, que, segundo ele, ainda acumulavam "restos" do megahair usado por ela para interpretar a personagem Helena, na novela "Viver a Vida".

Divulgação - 06.out.2011
No cabelo de Taís Araújo (foto), Eliodorio usou a tendência do reto para renovar os fios; um "picote"na frente enfeita o rosto
No cabelo de Taís Araújo (foto), Eliodorio usou a tendência do reto para renovar os fios; um "picote"na frente enfeita o rosto

[O cabelo da Tais Araújo] está todo estruturado em uma linha reta, um pouco mais reto. Na frente, tem um picote de franja, para não dar aquela cara de igrejinha, um triângulo." O cacho menor é usado para enfeitar o rosto.

O corte é feito com o cabelo seco, porque os fios encaracolados mudam muito quando estão molhados. Assim, o cabelereiro tem mais controle sobre o comprimento final.

Gabo Morales/Folhapress
Wilson Eliodoro usa leave-in no cabelo da modelo para finalizar
Wilson Eliodoro usa leave-in no cabelo da modelo para finalizar

Para finalizar, a dica é aplicar um leave-in e balançar vigorosamente a cabeça para soltar os cachos. A secagem é com o difusor.

Mike Segar /Reuters
Michelle Williams disse que usa os cabelos curtos em memória do único homem que "realmente gostava deles assim", em referência ao marido Heath Ledger, morto em 2008
Michelle Williams disse que usa os cabelos curtos em homenagem ao marido Heath Ledger, morto em 2008

Já para as moças de cabelos médios e curtos, os especialistas recomendam um corte mais irregular, como o usado por Deborah Secco. Até mesmo o curtíssimo, chamado de "Joãozinho", começa a voltar pouco a pouco aos salões, como o usado pelas atrizes Michelle Williams e Andrea Beltrão.

"É lindo, mas ousado, pois evidencia muito o rosto", diz Denniz.

Cores

Os marrons e dourados são os tons que reinam no verão há alguns anos. O motivo é simples, explica Vanda Alves, do salão Fernado Alves. "No verão vamos à praia, piscina e lavamos mais o cabelo e os marrons continuam bonitos mesmo depois que desbotam.

Os vermelhos devem ser evitados pelo mesmo motivo. Eliodorio também conta que os loiros opacos, como o da cantora Beyoncé, são também complicados de manter durante o verão e podem ficar esverdeados ou amarelados com facilidade.

Reprodução/www.marcosproenca.com.br
Para os cortes mais curtos, Marcos Proença recomenda fios repicados, como os da atriz Deborah Secco
Para os cortes mais curtos, Marcos Proença recomenda fios repicados, como os da atriz Deborah Secco, que também trocou o loiro pelo marrom
heloísa negrão

Heloísa Negrão, 27, é formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. É editora-adjunta de Novas Plataformas. Escreve às quartas e às sextas-feiras.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página