Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

heloísa negrão

Boniteza  

11/05/2012 - 16h54

Maquiagem para vegetarianos

"As vezes eu fico pensando se vou escovar os dentes. É horrível", lamenta a "vegana" Ligia Romão, 27, tradutora e intérprete. Adepta da dieta vegan há dois anos, ela não consome nenhum produtos de origem animal.

Em sua geladeira não entram carne, ovo ou leite e, no seu banheiro, as marcas que fazem testes em animais devem passar longe. Na hora de se maquiar, gosta de usar Clinique, empresa que não testa em animais, segundo a lista do Peta.

"Descobri recentemente que O Boticário não faz testes e é mais barato para quem mora no Brasil", diz. Nívea e Éh também estão entre os preferidos da vegetariana.

Ela afirma que "faz o que pode", se não conseguir encontrar uma pasta de uma empresa que não usa animal, compra da empresa que usa. "Eu não sou hipócrita. Não vou ficar sem escovar os dentes", diz. Para ela, produtos de limpeza e pasta de dente "cruelty free" estão entre os mais difíceis de achar.

De acordo com Carlos Rosolen, diretor da ONG PEA (Projeto Esperança Animal), os principais testes feitos em animais servem para checar a toxidade do produto. "Existem várias alternativas [feitas em laboratório], o problema é que elas são mais caras", diz. Apesar do preço, ele diz ser "totalmente possível" uma empresa ficar longe dos bichinhos na hora de testar seus cosméticos.

A ONG é responsável por uma lista com empresas nacionais que não testam em animais. "O nosso respaldo é jurídico", explica. As empresas devem assinar um termo legal para entrar na lista. O Boticário e Contém 1g estão entre as grandes empresas que não realizam testes em animais.

Divulgação
A atriz Lisa Edelstein posou nua em campanha do Peta
A atriz Lisa Edelstein posou nua em campanha do Peta

OUTRO LADO

O Peta também disponibiliza em seu site as empresas que testam em animais. Avon, Unilever e Johnson & Johnson aparecem nessa lista.

De acordo com as assessorias das três empresas, só são feito testes em animais em países nos quais a legislação exige.

No Brasil, a Johson & Johson realiza esses testes somente para a categoria de absorventes. Protetores solares, hidratantes e xampus não são testados em animais.

A Unilever afirma que não realiza testes em animais no Brasil. Já a Avon, diz que em 1989 se comprometeu a banir esses métodos, com exceção dos lugares onde a legislação exige. Nenhum dos produtos Avon vendidos no Brasil são submetidos a testes com animais.

Confira nos links abaixo as marcas que não fazem testes em animais:

Nacionais

http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

Estrangeiras

www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdonttest.pdf

Empresas que fazem testes em animais (somentes companhias internacionais)

http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest.pdf

Glossário Vegano

Vegan - ao pé da letra tem o mesmo significado que vegetariano, mas o termo acabou sendo adotado por aqueles que não comem nenhum derivado de origem animal (carne, leite e ovos) - quem segue essa dieta é chamado de vegano

Cruelty free - O termo que significa livre de crueldade é usado para adjetivar empresas que não fazem testes em animais

Peta (People for the Ethical Treatment of Animal) é uma das maiores organizações de defesa dos animais do mundo, possui mais de 3 milhões de membros - http://www.peta.org/

PEA (Projeto Esperança Animal) é brasileiro e tem como missão mudar o "cruel tratamento que os animais e ambiente recebem", segundo o site da ONG. Apareceu muito nos jornais durante o rodeio de Barretos, quando protestaram contra a situação dos animais no evento. - http://www.pea.org.br

heloísa negrão

Heloísa Negrão, 27, é formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. É editora-adjunta de Novas Plataformas. Escreve às quartas e às sextas-feiras.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página