Heloísa Negrão

É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Como deixar a escova progressiva?

DE SÃO PAULO

"Nunca vi tanta gente querendo descobrir o seu cabelo natural", afirma Wilson Eliodorio sobre as mulheres que vão contra a corrente dos fios lisos e buscam os salões para abandonar as escovas progressivas.

Nos Estados Unidos, assumir os cachos é tema de blogs e vídeos (assista ) de mulheres que abandonaram os cremes alisantes. Todos mostram um trajeto parecido: como sair da química e assumir os cachos.

"O ideal é fazer muita hidratação e ir cortando as pontas ao pouco", explica Eliodorio. Se bem hidratado, o cabelo começa a ganhar maleabilidade.

Cris Dios, do salão Laces and Hair, diz que usar xampu anti-resíduo (ou com PH entre 6 e 7) até três vezes por semana pode ajudar a limpar o cabelo. "O problema é que esses xampus ressecam muito os fios, por isso precisa hidratar depois de usá-los", afirma.

Xampu adstringente e hidratação ajudam quem usou produtos mais leves. "Progressiva com algo muito forte como formol ou carbocisteína em excesso modificam a estrutura do cabelo e, daí, o único jeito é a tesoura", diz Cris.

Eliodorio concorda e fala que a tesoura é o jeito mais eficaz de renovar os fios. "Depois do corte curto, o cabelo cresce mais rápido sem a química", afirma. Ele inclusive cita atrizes como Audrey Tautou, Anne Hathaway, e a modelo Stella Tennant como exemplos de cortes curtos e bonitos. "Não precisa fazer um corte de menino ou passar a máquina", brinca.

DESMAME DO FORMOL

Para quem não abre mão do cabelo longo, Eliodorio indica fazer o "desmame do formol". Ele conta que, em alguns casos, alia o corte frequente das pontas, a hidratação constante e o uso do alisante em pontos específicos do cabelo - como franja e nuca. O cabeleireiro conta que é uma maneira de dar forma ao cabelo que está crescendo, sem submeter todos os fios ao processo químico.

O alisamento de pontos estratégicos requer cuidados. Eliodorio diz que os produtos usados não devem conter amônia. Ele também busca usar alisantes (que apenas "soltam" os cachos) no lugar das escovas progressivas, que são mais potentes.

Segundo o cabeleireiro, pode levar de seis meses a um ano para que os fios voltem ao natural por completo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.