"Mas elas já estão prontas?", ouvia-se entre os jornalistas num burburinho na porta do backstage do desfile da grife Tufi Duek. A maquiagem levíssima das modelos e os cabelos apenas escovados davam a impressão de que elas ainda iriam sentar na cadeira dos maquiadores.
Segundo Daniel Hernandez, a maquiagem simples do desfile atuou como um contraponto às roupas mais elaboradas da marca. "A beleza virou uma coisa sem importância na moda. É para ser neutra, para o desfile não ficar datado", disse sobre a onda de pinturas simples nas passarelas. Mas ele acredita que, como tudo na moda, vai passar.
TEATRAIS
Há quem ainda leve rostos literalmente pintados para a SPFW. Para a abertura do desfile de Lino Villaventura, o maquiador Marcos Costa coloriu o rosto das modelos de vermelho, azul, verde e amarelo, como se latas de tintas tivessem caído sobre elas.
O maquiador quis homenagear Mestre Vitalino no desfile de Ronaldo Fraga, mas o barro, que ele mandou trazer de Caruaru, não grudou na pele. Acabou se contentando em inventar uma cor de batom específica para o desfile nos laboratórios da Natura (para onde trabalha).
O olhão preto clássico também apareceu reinventado com um delineado colorido no desfile da Ellus, e sombra azul claro e brilhante, no da grife Juliana Jabour. Para Costa, o clássico reinventado com cores é a grande tendência para o inverno de 2014.
SOBRANCELHA
Teve maquiador que ficou no meio do caminho entre o conceitual e o "nude". E, nesses casos, as sobrancelhas foram escolhidas como válvula de escape da criatividade. Celso Kamura define a beleza do desfile de Alexandre Herchcovitch como "leve e atual", com glitter nas sobrancelhas e um leve colorido nas pálpebras. "Para uma ocasião especial, fica charmoso usar o olho um pouco menos carregado", afirma.
As pestanas também foram o destaque da maquiagem que Silvio Giorgio fez para a Osklen. "A inspiração para as roupas foi o campo de futebol. Eu pensei em criar algo mais geométrico com as sobrancelhas", que apareceram bem escuras (marcadas com sombras marrom e preta). Na pele, a base luminosa e o blush no meio da bochecha dão a impressão de que as modelos estavam sob o sol.
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