Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

No confronto entre a união e a polarização, prevejo que vai dar união

2018 será um ano de definição, ano em que saberemos se o Brasil está ou não à altura de suas maiores aspirações; ou seja, se finalmente conquistaremos o hexa. Tem também uma eleição para presidente em outubro.

Nessa eleição, a escolha será entre populismo e seriedade. Por populismo, entendo as candidaturas que possuem pelo menos um destes dois elementos, que em geral caminham juntos: o primeiro é o uso de retórica inflamada que visa a polarizar o eleitorado. Criam a ideia de uma luta entre o povo comum e bom e uma elite perversa (se ela é rentista e conservadora ou progressista e globalista, tanto faz). O segundo é a promessa de tirar o Brasil das dificuldades atuais com algum passe de mágica, que imporá sacrifícios apenas a uma minoria ínfima de ricaços. Auditoria da dívida, negação do deficit da Previdência, imposto sobre grandes fortunas, são algumas das soluções mágicas que volta e meia aparecem nos discursos.

Por essa definição, Lula (ou seu sucessor na vaga), Ciro Gomes e Jair Bolsonaro são claramente populistas. Se o PSOL adotar a mesma retórica de 2014, também o será. Os diversos outros candidatos restantes ocupam um centro –à direita ou à esquerda– de respostas possíveis dentro das restrições que a crise fiscal e a necessidade de crescimento impõem.

A estratégia do PT tem sido –e só pode ser– insuflar o antagonismo social, sem o qual ele perde a razão de existir. A começar pela mitologia do golpe e a aura de mártir perseguido que Lula tenta criar para si, em vez de se mostrar como aquilo que é: um cidadão comum que, como qualquer outro se condenado em segunda instância, estará barrado das eleições pela Lei da Ficha Limpa. Negros contra brancos, mulheres contra homens, trabalhadores contra empregadores; todo e qualquer conflito social será insuflado para fins eleitorais.

Minha previsão: Lula não estará na urna em outubro, mas seu substituto chega ao segundo turno. A candidatura de Bolsonaro será esvaziada por algum nome de centro mais consistente –provavelmente Geraldo Alckmin que irá para o segundo turno, adotando o discurso da união nacional. No confronto entre a união e a polarização, vai dar união. Primeiro porque a recuperação econômica, ajudada pelas reformas de Michel Temer, será sentida. E segundo porque cansamos de tanta briga; está na hora de trabalhar juntos.

Para o Brasil, será bom. Será o momento de escolher prioridades do gasto público e aumentar sua eficiência, de liberar as forças do mercado interno e se integrar ao mercado global. Será bom avançar com normalidade a trilha do desenvolvimento, sem atalhos e sem necessidade de vilões.

O que pode mudar esse quadro é a chegada de alguma candidatura forte de fora da política tradicional, como a de Luciano Huck (que não é candidato "neste momento", mas não falou nada do momento seguinte ) ou de Joaquim Barbosa. Daí teremos, disputando a vaga do segundo turno, o confronto entre a pureza da novidade e os resultados da experiência.

Ambos estão em condições de vencer o populismo no segundo turno. A questão é se as promessas de mudança trazidas por nomes de fora serão capazes de se firmar na interação necessária com a política de sempre, num momento em que o Estado brasileiro estará de mãos atadas. Seja como for, meu prognóstico para as decisões nacionais em 2018 é positivo. Sem falar no hexa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.