Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

julio abramczyk

 

15/09/2012 - 05h00

A prevenção de quedas em idosos

Idosos com novas lentes multifocais não apresentam redução do risco de queda. Enquanto não estão adaptados aos novos óculos, passam, na realidade, a ter maior risco de sofrer acidentes.

Essa é uma da conclusões da revisão sobre intervenções que podem prevenir quedas de idosos, apresentada, na semana passada, por Lesley D. Gillespie e colaboradores na "Cochrane Review".

Estudos mostram que cerca de 20% dos idosos acidentados necessitam de cuidados médicos e outros 10% sofrem uma fratura que os obriga ao repouso. No leito, a imobilização por longo tempo pode ser fatal.

A revisão teve por base 159 estudos, com 79.193 idosos. São analisados, como efetiva intervenção, os exercícios físicos, que ajudam na prevenção das quedas. O tai chi chuan, em particular, reduz efetivamente as quedas.

Portadores de grave problema de visão, orientados por terapeuta ocupacional, apresentam redução de acidentes ligados a quedas.

Na cirurgia da catarata, quando os dois olhos estão com o problema, a primeira intervenção em um olho reduz o risco de queda; já a segunda cirurgia não mostra diferença significativa.

Finalmente, idosos com hipersensibilidade do seio carotídeo apresentaram redução de 95% de risco de queda graças ao implante de um marca-passo (três estudos, com 349 participantes). A doença diminui a frequência cardíaca e pode levar à perda repentina da consciência.

julio abramczyk

Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página