Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

julio abramczyk

 

22/09/2012 - 05h00

A detecção precoce da hepatite C

O Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) realizará em outubro, em São Paulo, em Santos e no ABC, a campanha para a detecção precoce da hepatite C em dentistas, em colaboração com a campanha da Roche "Hepatite C. Quebre o silêncio".

A campanha será realizada, diz o presidente do Crosp, Emil Adib Razuk, porque o dentista faz parte de grupo de alto risco, a exemplo de todos os profissionais da saúde.

Em estudo publicado na "Revista da Associação Médica Brasileira", Tatiana Martins e colaboradores dizem que, no Brasil, a estimativa da prevalência da infecção pelo vírus da hepatite C na população está entre 1% e 2%. Como não existe vacina para esse tipo de hepatite, o foco principal é a prevenção e detecção precoce.

RETINOBLASTOMA

O Brasil registra anualmente 400 casos novos de retinoblastoma, um câncer que afeta crianças com até quatro anos de idade. Sua origem está relacionada à hereditariedade (40%) e a mutações. Pode ser identificada inicialmente pelo brilho anormal no olho da criança ou por uma mancha branca na pupila. Segundo o oncologista pediátrico Sidnei Epelman, o índice de cura chega a 99%, com mais de 90% de preservação do olho com a quimioterapia intra-arterial.

Na semana passada, no dia 18, a Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) instituiu o dia nacional para o diagnóstico precoce do retinoblastoma, como parte de campanha permanente contra a doença.

julio abramczyk

Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página