Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

julio abramczyk

 

22/12/2012 - 05h01

Os necessários cuidados com a dor de atletas

A sadia aparência dos atletas profissionais, e de muitos amadores, esconde com frequência a dor que surge após exaustivas competições.

Na maioria dos casos, esse problema é resolvido com remédios, principalmente com os denominados anti-inflamatórios não hormonais.

Na revista "Medicine & Science in Sports & Exercise", Kim Van Wijck e colaboradores revelam o alarmante consumo dessas drogas entre os atletas.

Em algumas atividades, dizem, cerca de 90% dos participantes as usam.

Tanto para prevenir a dor quanto para tratá-la.

Os autores verificaram se os remédios para reduzir a dor, ligados a exercícios exacerbados que podem diminuir a perfusão sanguínea no abdome (hipoperfusão esplâncnica), aumentam a possibilidade de lesões no aparelho digestivo.

Usaram o ibuprofeno e observaram que a droga (como outros anti-inflamatórios não hormonais) aumenta as lesões intestinais quando associada a excessos no esporte, inclusive em atletas sadios.

Kim Van Wijck recomenda que o uso desses remédios, na ausência de uma clara indicação médica, deva ser desencorajado.

A bula do ibuprofeno no site da Anvisa indica a droga para alívio temporário de febre e dores de leve a moderada intensidade.

Ela é rapidamente absorvida pelo trato intestinal e é metabolizada pelo fígado.

É contraindicada para menores de 12 anos. Em idosos acima dos 70 anos, deve ser usada com cautela.

julio abramczyk

Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página