Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

Kennedy Alencar

 

16/04/2010 - 00h02

Serra, Marina e Ciro

Ciente das dificuldades de enfrentar um governo popular, que articulou o fundamental apoio do PMDB ao PT na disputa presidencial, o tucano José Serra tenta dar o troco. Pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Serra faz gestos a fim de tentar assegurar o apoio de Marina Silva (PV) num eventual segundo turno contra Dilma Rousseff (PT).

O tucano avalia que, numa segunda etapa, poderá ter Marina em seu palanque. Isso explica concessões no Rio de Janeiro, onde deverá dividir o palanque estadual e a formação da chapa para as duas vagas do Senado.

Mais: gente do PSDB com experiência em arrecadação de recursos tem dado conselhos a Marina e a sua equipe. Interessa a Serra viabilizar uma candidatura Marina razoavelmente sólida no primeiro turno. Para isso, são necessários recursos que o universo de financiadores não está disposto a fornecer a uma candidata que, aos olhos de hoje, não chegará ao segundo turno.

Na visão do tucano, daqui até outubro, a senadora do PV do Acre atuará mais no sentido de desgastar o PT do que o PSDB. Ele sabe que Marina tem objeções a Dilma, fruto do tempo em que ambas travaram disputa no ministério de Lula.

Titular da pasta do Meio Ambiente durante quase seis anos, Marina colecionou trombadas com Dilma, que ocupou os ministérios das Minas e Energia e a poderosa a Casa Civil. Nas entrelinhas, fica evidente certa mágoa da senadora em relação a Dilma nas disputas arbitradas por Lula.

A orientação de Serra a aliados é dar gás a Marina. Já houve gente dizendo ao PV que o tucano a considera uma ministra dos sonhos para o Meio Ambiente, caso o PSDB conquiste a Presidência da República.

*

Campo minado

A eventual desistência do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa presidencial virou um problema enorme para Lula. Como fazer isso sem magoar um aliado que foi fiel e prestativo no escândalo do mensalão?

Ciro viu, ouviu e fez muita coisa para ajudar Lula a superar aquela crise. Deixá-lo chateado em plena campanha presidencial seria bastante arriscado.

Kennedy Alencar

Kennedy Alencar escreve no site às sextas. Na rádio CBN, é titular da coluna "A Política Como Ela É", que vai ao ar no "Jornal da CBN" às 8h55 de segunda a sexta. Na RedeTV!, apresenta os programas "É Notícia" e "Tema Quente".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página