Marcos Augusto Gonçalves

Editor da Ilustríssima, formado em administração de empresas com mestrado em comunicação pela UFRJ. Foi editor de Opinião da Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Augusto Gonçalves

Dois para lá, dois para cá

Crédito: Alan Marques - 21.fev.2017/Folhapress Presidente Michel Temer ao lado do ministro Henrique Meirelles e presidente da Câmara, Rodrigo Maia
Presidente Michel Temer ao lado do ministro Henrique Meirelles e presidente da Câmara, Rodrigo Maia

No sábado da semana passada (6), o economista Marcos Lisboa -titular desta coluna- reagiu com impaciência ao modo como o governo Temer vem gerindo a economia. "Esse governo é dois para lá, dois para cá", disse em entrevista à Folha.

A imagem realçava a dança ambígua do temerismo, que enlaçou uma agenda de reformas em prol do equilíbrio das finanças públicas, mas deixou o baile correr solto no salão do ajuste fiscal.

Os sinais de incúria ­-em favor de pleitos corporativos, conchavos fisiológicos e lobbies variados- vieram logo no início da pinguela, quando se aprovou no Congresso uma rodada de aumentos para o funcionalismo. Argumentou-se, então, que os percentuais estariam abaixo da inflação e que a bondade fora negociada pelo governo anterior.

Houve quem engolisse ou pelo menos relevasse a coisa, na expectativa de que Temer e sua equipe fossem entregar as reformas prometidas, em especial a da Previdência, e equacionar o rombo fiscal, num cenário em que se projetava recuperação econômica e adesão da sociedade.

Há tempo sabe-se que o desajuste vem aumentando -as metas tiveram que ser ampliadas e o período previsto para o reequilíbrio, alongado. O ritmo da mudança do ciclo econômico, por sua vez, foi-se revelando aquém das estimativas desejantes, ao mesmo tempo em que o presidente descia o vale da impopularidade e perdia apoio político no Congresso, às voltas com duas denúncias da PGR.

A entrevista de Lisboa foi publicada na sequência da lambança em torno da "regra de ouro", que escancarou o drama fiscal -e terá mesmo de ser modificada mais dia, menos dia.

Outros analistas e comentaristas também trovejaram. Vinícius Torres Freire, por exemplo (para citar um dos meus prediletos), escreveu no domingo (7), um dia depois das declarações de Lisboa, que o prometido e propalado ajuste "não rolou".

Os economistas erraram as previsões de receita, rejeitou-se por princípios patológicos a ideia de aumento de impostos e, nas palavras de Torres, "o governismo rasgou a fantasia e partiu para o abraço do dinheiro público, em particular depois do grampo de Temer e dos rolos de um governo com tantos restos a pagar na polícia".

Na quinta-feira (11), veio sem surpresa o rebaixamento da nota do Brasil por uma agência internacional.

Enquanto isso, Temer renova juras que dificilmente cumprirá, o centrão regra e o ministro da Fazenda e o presidente da Câmara colidem sobre pano de fundo eleitoral.

Resta ao país assistir ao espetáculo do esfarelamento dos serviços públicos em diversos Estados -numa prévia sinistra do colapso que poderá se instalar em escala nacional em 2019, a se manter isso aí.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.