Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Está começando hoje um período especial do ano para quem não costuma viajar nas férias de verão. Como grande parte do movimento se desloca para praia, serra e campo, e Black Friday, Natal e Ano-Novo já ficaram para trás, o comércio tem de fazer promoções para vender. Pode ser a oportunidade de comprar o que você precisava, mas não conseguiu devido aos preços e às lojas lotadas nas últimas semanas.

É claro que, se o produto for vinculado ao calor, continuará mais caro. Ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, roupas de banho, bermudas e protetores solares têm alta demanda nesta época. Da mesma forma, cervejas, espumantes e outras bebidas apreciadas na estação podem até subir de preço. Mas sempre há oferta de bons vinhos, por exemplo.

Descontos também devem ser oferecidos em eletroeletrônicos, móveis, roupas, perfumes e utensílios domésticos. Podem ficar mais baratos ainda produtos associados ao Natal que sobrarem nas gôndolas, como peru, panetone, frutas cristalizadas, tender e chester.

Além disso, são prováveis promoções especiais em cinemas, teatros, restaurantes, bares e outros centros de lazer, para compensar a redução de movimento deste período do ano.

Para aproveitar tudo isso, você deve ficar atento às dicas divulgadas nos meios de comunicação e nas redes sociais. E comparar preços, como sempre, porque, em muitos casos, as promoções não são tão vantajosas assim.

Há muitos moradores de grandes cidades que não gostam de praia —ou pelo menos de ir ao litoral quando há milhares de turistas— e que desfrutam da infraestrutura de suas cidades sem filas, com ar-condicionado e preços menos salgados.

Com o horário de verão, mesmo quem estiver trabalhando ainda terá uma hora ou duas de luz natural.

Então, por que não aproveitar? Há atrações diferentes, não praianas, mas igualmente divertidas. O clima propicia a ida a shows ao ar livre, passeios, piqueniques, enfim, fazer o que você gosta.

Até mesmo ler um livro em um parque à sombra de uma árvore, sem pressa, sem estresse, sem esquentar a cabeça com as próximas atividades profissionais. Temos direito a um pouco de paz e de descanso, mesmo longe dos destinos tradicionais de férias.

Que tal começar o ano desta maneira?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.