Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Na volta dos feriados de final de ano e das férias, costumamos ter boas lembranças, registradas em fotos de smartphones. E algumas preocupações pontuais: as primeiras faturas dos cartões de crédito depois das viagens e comemorações, o período de pagamento de impostos como IPTU e IPVA, matrículas e custos de material escolar para quem tem filhos pequenos ou adolescentes, e os quilos extras.

Sim, descansar também é sair da rotina, inclusive alimentar, algo que deixa recordações não tão positivas, pois há que voltar à forma física.

Assim como alguns se matriculam em academias de ginástica a partir de outubro, sonhando em emagrecer e ganhar músculos para fazer bonito na praia —o que não é recomendado por médicos, pois exercício deve ser regular e permanente—, outros tentam queimar calorias excedentes em poucas semanas.

A sugestão é: trace um plano de alimentação saudável e de exercícios para longo prazo e não estipule metas urgentes, pois poderá sofrer lesões ou desanimar com resultados menos expressivos.

Academia deve ser escolhida pela comparação de atributos como localização (quanto mais distante, maior a chance de desistir ou faltar), mensalidades, equipamentos, aulas que façam parte do pacote, possibilidade de cancelamento e indicações.

Algumas empresas exigem pagamento parcelado em cartão ou cheque. Atenção: no contrato deve constar a possibilidade de devolução caso resolva interromper as aulas.

Você deverá, também, se sentir à vontade com professores e frequentadores. Para tal, peça alguns dias de "degustação", a fim de verificar, na prática, se o atendimento é realmente bom e se não há, por exemplo, excesso de alunos por equipamento. É fundamental que a academia tenha profissionais formados em educação física.

Se não tiver feito checape recentemente, vá ao cardiologista antes de começar os exercícios para uma avaliação da saúde. Para sua segurança e também por que academias costumam exigir um atestado médico antes de elaborar um programa de treinamento físico.

Se optar por um personal trainer, solicite comprovante de formação profissional. Consulte alunos e ex-alunos do treinador e faça um contrato que discrimine dias e horários das aulas, preços e reajustes. Combine, também, um período de experiência, pois é uma relação muito próxima, e você talvez não simpatize com os métodos do professor.

Também é possível, evidentemente, praticar exercícios na academia do prédio, caminhar e correr em parques. Nesse caso, solicite orientação médica e um programa de condicionamento a um profissional de educação física.

Ou faça parte de um grupo de caminhadas e corridas, em parques públicos e outras associações.

Acima de tudo, não abuse dos exercícios. Antes de correr, por exemplo, caminhe e prepare músculos, ossos e articulações para desafios maiores. Vá com calma para que o exercício faça bem à saúde.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.