Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus alimentação

Dieta saudável exige olho vivo nos rótulos

Consumidor terá mais facilidade para identificar produtos integrais a partir de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você tem uma dieta mais saudável ou erra na hora de comprar os alimentos? Sim, também no prato, podemos ser induzidos ao erro. Por exemplo, ao comprar uma geleia diet para não consumir açúcar, mas repleta de edulcorantes, espessantes e outras substâncias similares. Ou consumir pão integral com alto teor de sódio. Há que ficar atentos aos rótulos para ter mais saúde.

Até as frutas, líderes nas recomendações para passar no Enem da saúde, podem fazer mal. Algumas têm elevado teor de açúcar, contraindicadas, portanto, para pessoas com diabetes e outras doenças metabólicas.

Os consumidores, constantemente, também têm dúvidas sobre manteiga x margarina. Não é uma escolha simples, mas, para a maioria dos nutricionistas, quem não tiver doenças cardíacas nem elevados níveis de colesterol, poderá consumir manteiga com moderação. Para aqueles com estas restrições médicas, margarina sem gordura trans seria mais indicada.

Há alguns consensos: refrigerantes e alimentos ultraprocessados, com elevados teores de sal, açúcar e gordura, devem ser evitados ao máximo. Sucos de fruta são muito melhores que os de caixinha.

Eventuais alergias também pesam na escolha dos alimentos. Outro motivo para redobrar a atenção aos rótulos. Até porque há pessoas alérgicas a glúten (derivados de trigo, cevada e centeio), lactose (leite e derivados), ovos, amendoim, frutos do mar etc. Se estiver especificada a presença de um destes alérgenos que lhe afete, não compre nem consuma tais produtos, pois poderão provocar problemas digestivos, respiratórios, inchaço, urticária e, em casos extremos, até a morte.

A frase latina “Virtus in medium est” —a virtude está no meio— é uma boa pista para quem almeja uma vida mais salutar, e que não tenha grandes restrições alimentares. Comer de tudo sem exageros, exercitar-se regularmente, dormir bem, beber muita água, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso são boas práticas para todas e todos.

Felizmente, a partir de 2022 o consumidor terá mais facilidade para identificar produtos integrais. Para fazer jus a esta classificação, terão de contar com pelo menos 30% dos ingredientes integrais, cuja quantidade terá de ser superior à dos itens refinados.

Esta resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai ao encontro do CDC (Código de Defesa do Consumidor), que estabeleceu como um dos direitos básicos do consumidor a informação clara e adequada sobre os diferentes produtos e serviços.

Acima de tudo, para compor uma boa dieta, é fundamental conhecer indicadores como glicemia, pressão arterial média, níveis de colesterol, IMC (índice de massa corporal), dentre outros. Ou seja, consultar seu médico regularmente, e fazer os exames e tratamentos recomendados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.