Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Editora Planeta está em negociação avançada para comprar Aleph

A editora Planeta está em negociações avançadas para a compra da Aleph, casa especializada em títulos de ficção científica, que foi atingida de forma dura pela crise econômica dos últimos dois anos.

Em 2017, houve vários boatos de que a Aleph estava à venda, sempre negados. A editora chegou a ter conversas iniciais com a Sextante -mas, como outras negociações, não avançou como agora com o grupo espanhol.

A coluna apurou que as demais negociações não foram para a frente por conta do preço pedido pela editora brasileira. Executivos espanhóis da Planeta estão no país para conversas com a casa.

Entre questões trazidas com a crise para a Aleph, estiveram problemas relativos ao Cartão BNDES, que oferece crédito para serviços editoriais. A editora passou a lançar menos livros e comprar menos títulos no mercado internacional.

A Aleph já passou pela chamada "due diligence", a auditoria de contas realizada para ver a saúde de uma empresa quando uma aquisição do tipo é realizada. Procuradas pela coluna, contudo, nem Aleph nem Planeta confirmam a negociação.

Crédito: Divulgação Página de 'Sem Volta', trilogia do cartunista americano Charles Burns, que sai em abril pela Companhia das Letras
Página de 'Sem Volta', trilogia do cartunista americano Charles Burns, que sai em abril pela Companhia das Letras

Jornalismo A Veneta lança em breve um selo dedicado ao jornalismo. O primeiro livro a sair será "O Novo Monopólio da Mídia", do Ben H. Bagdikian. O selo ainda terá uma reportagem em quadrinhos de Robson Villalba sobre o impeachment de Dilma Rousseff e outro título sobre investigações de casos como Swiss Leaks e Panama Papers.

Portugal Selma Caetano, curadora do prêmio Oceanos, acaba de abrir uma associação sem fins lucrativos com sede em Portugal. Com a medida, fica mais fácil receber patrocínio internacional. A associação, por exemplo, já recebeu o apoio do governo do país para 2018, sem precisar pagar taxas de câmbio e outros impostos.

Batalha A Record publica em agosto "Guerra Cultural", do filósofo Eduardo Wolff, em que o autor conta uma história do conceito e sua importação dos EUA para o Brasil.

Batalha 2 Ele argumenta que, quando autores liberais voltam a ser lidos no país, nos anos 2000, muitos passam a ter contato com o pensamento deles por debates de rede social, vídeos no Youtube e slogans superficiais. A presença da esquerda na universidade, diz, também contribuiu para a ausência de um debate de mais fôlego.

Crônica A Companhia das Letras prevê, para abril, um volume com as melhores colunas de Tati Bernardi publicadas na Folha.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.