Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

maurício stycer

 

16/12/2012 - 03h03

Show de calouros, ontem e hoje

DE SÃO PAULO

No intervalo de quatro dias, o público terá conhecido duas novas "promessas" da música brasileira: os vencedores dos programas "Ídolos" e "The Voice Brasil". A final do show de calouros da Record ocorreu na quinta-feira (13) e a da Globo está programada para hoje.

A julgar pelo que ocorreu nos últimos anos, essas "promessas" terão muitas dificuldades em vingar no mercado musical. Seja por limitações próprias ou por culpa do encolhimento da indústria fonográfica, o prêmio principal em shows de talentos não tem servido de passaporte para voos muito altos.

Ainda assim, esse tipo de programa faz grande sucesso e se multiplica como vírus por TVs de todo o mundo. Criativa em algumas áreas, a televisão brasileira parece acomodada nesse terreno, preferindo comprar e adaptar formatos estrangeiros.

Foi o caso do "Ídolos", apresentado no país desde 2006 -nos primeiros dois anos no SBT e depois na Record. Ao aposentá-lo, agora, a emissora já anuncia que o substituirá, no ano que vem, por um programa semelhante, chamado "Got Talent", famoso por ter revelado Susan Boyle em sua versão britânica.

O "The Voice Brasil", como diz claramente seu título, também é uma versão. Sua principal novidade é que, na primeira fase, os jurados escolhem os candidatos sem vê-los, apenas pela voz.

Ainda que visto pelo jornalista Ricardo Feltrin como um "diretor microondas", por ter se especializado em "aquecer" programas adaptados de formatos prontos, como "BBB" e "No Limite", Boninho teve o cuidado, no "The Voice Brasil", de dar um tempero brasileiro à coisa.

A escolha dos quatro jurados, por exemplo, expressou de forma generosa a diversidade de gêneros da música brasileira. Lulu Santos, Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Daniel, cada um a sua maneira, defenderam interesses e idiossincrasias bem variados, incluindo o gosto por macaqueações estrangeiras, ajudando o programa a exibir um painel bem variado.

Boninho também teve o mérito de, atento aos humores do público, alterar no meio da atração uma regra considerada injusta, que prejudicou alguns candidatos.

Eis, a propósito, a maior novidade nesta nova onda de shows de calouros. Antes decididos apenas por jurados célebres, que destilavam saber ou excentricidade, os programas do gênero agora se curvam à participação do público.

O comentário do espectador diante da TV pode, se ele quiser, transformar-se em voto. Cabe a ele decidir (ou achar que decide) o destino de candidatos a músicos.

Durante a exibição de "Ídolos" e "The Voice Brasil", bem como, na TV paga, de programas como "The X Factor", "American Idol" e "The Voice", parte do público recorre às redes sociais para debater a performance dos candidatos.

O Twitter, por exemplo, costuma virar uma grande sala de estar, com "especialistas" dando palpites variados sobre voz, figurino e escolha do repertório de candidatos.

Entendendo ou não de música, qualquer interessado está habilitado a palpitar e, até, influir no destino dos que querem ser cantores.

Importado do rádio, o show de calouros é um formato de programa que atravessa a história do entretenimento. Goste-se ou não, o seu sucesso atual mostra que já encontrou um lugar nas mídias que, em futuro próximo, sucederão a televisão.

mauriciostycer@uol.com.br
@mauriciostycer

maurício stycer

Maurício Stycer é jornalista, repórter e crítico do portal UOL, autor de 'História do Lance!' (Alameda Editora). Escreve aos domingos.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página