Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

mônica bergamo

 

14/08/2012 - 03h00

Venda legal de armas de fogo no Brasil despenca

Despenca a venda legal de armas de fogo no Brasil: de janeiro até este mês, foram comercializadas 12.530. No ano passado, o ritmo foi maior. O ano fechou com 93.334 unidades vendidas --já registrando queda em relação a 2010, quando 155.834 armas foram compradas legalmente no país. O levantamento exclui as que são destinadas para as Forças Armadas.

FREIO

São Paulo é o Estado em que o ritmo parece ter diminuído de forma mais significativa, em termos absolutos. Foram vendidas até agora 7.256 armas. Em 2011, o ano fechou com 40.448 unidades comercializadas. Na Paraíba, que no ano passado registrou 374 armas comercializadas, só uma venda foi anotada até agora no sistema do Exército, que faz o controle e é responsável pelo levantamento.

COISA DE GRAÚDO

O Exército afirma que a falta de grandes vendas para empresas de segurança ou órgãos públicos pode ter puxado os números para baixo.

PALMAS PRA BIBI

Bibi Ferreira, 90, estreou o espetáculo "Bibi, Histórias e Canções", que faz um apanhado de seus 71 anos de carreira, no fim de semana, no teatro Frei Caneca, em SP. Na plateia estavam o novelista Silvio de Abreu e o ator Antonio Fagundes. O casal de atores Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto também foi conferir.

DEVOLVA-ME

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê relação entre a queda da venda e campanhas de desarmamento realizadas no país desde 2004. O ministério prepara nova campanha para o segundo semestre, em parceria com ONGs da rede Desarma.

SURPRESA

O ministro Marco Aurélio Mello, que diz "estranhar" a "potencialização" do voto do ministro Cezar Peluso no mensalão, afirma que fica intrigado também quando dizem que seu colega no STF (Supremo Tribunal Federal) é especialista em direito penal. "Reconheço que ele é um juiz experiente, mas nunca soube que se dedicou com tanto afinco assim ao penal. Peluso sempre foi reconhecido como um craque em direito civil e de família."

CERTEZA

A biografia de Peluso no site do STF elenca mestrado e doutorado em direito civil. Diz também que ele foi professor da área. Peluso é tido como voto pela condenação dos "mensaleiros". Alguns ministros defendem que ele antecipe seu veredicto já que se aposenta em setembro.

LILIA DO CARITÓ

A peça "Maria do Caritó" teve sessão para convidados no sábado, no teatro Faap, em SP. Os atores Domingos Montagner, Malvino Salvador e Paulo Rocha foram ver Lilia Cabral como uma virgem quarentona que quer se casar. No palco, Dani Barros interpreta uma galinha, entre outros personagens.

DEIXA PRA DEPOIS

Wanessa Camargo estava preparando festa surpresa para o pai, Zezé di Camargo, que completa 50 anos na sexta. Cancelou tudo por causa da crise na família depois que ele assumiu publicamente a separação de Zilu.

É AGORA

E Zilu, que estava em Miami, desembarcou no fim de semana em SP. Está em Alphaville, na casa que sempre dividiu com Zezé. Aguardava até segunda (13) o retorno do cantor, que viajava em turnê.

SAQUE

A Caribe Produções prepara documentário sobre a "década de ouro" do vôlei brasileiro, com depoimentos dos técnicos Zé Roberto e Bernardinho e de jogadores como Giba e Fabi. A diretora Helena Sroulevich ficou "internada" em Saquarema (RJ), onde as seleções treinaram para a Olimpíada. E filmou, nesta semana, a volta dos times ao Brasil, com as medalhas de ouro para as meninas e de prata para os meninos.

PRISCILLA, A RAINHA

Priscilla Presley, viúva de Elvis Presley, estará na inauguração da exposição "Elvis Experience" no dia 4 de setembro, no shopping Eldorado, em São Paulo. Ela participará de visitas guiadas para convidados especiais antes da abertura. A mostra com 500 itens do cantor ficará três meses em cartaz.

POESIA NA PAULISTA

A atriz Christiane Torloni recitará alguns poemas de Eduardo Ruiz durante o lançamento do livro "Violenta", do dramaturgo. Será no dia 23 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. "Os textos de Eduardo têm uma sensibilidade e uma força fora do comum", diz Torloni.

CURTO-CIRCUITO

A bailarina Vera Lafer é homenageada nesta terça (14) na Câmara Municipal, às 19h.

O ex-governador Alberto Goldman participa nesta terça de bate-papo sobre o filme "O Exercício do Poder", no Reserva Cultural, às 19h30.

Otaviano Costa e Flavia Alessandra promovem leilão em prol do Hospital de Câncer de Mato Grosso. Nesta terça, no espaço Trivento.

"Corações Sujos", de Vicente Amorim, tem pré-estreia às 21h30, no shopping Frei Caneca. 14 anos.

Com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, CHICO FELITTI e LÍGIA MESQUITA

mônica bergamo

Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página