Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

mônica bergamo

 

26/04/2013 - 03h04

Marina Silva tem que faxinar o Partido Verde, diz Christiane Torloni

DE SÃO PAULO

Uma das musas da causa ambiental no Brasil, Christiane Torloni, 56, acha que é perda de tempo Marina Silva tentar criar um novo partido, a Rede. "Ela deveria faxinar o Partido Verde, limpar o que é preciso e sair em campanha." A atriz viajará em julho para França e Portugal com o espetáculo de dança "Teu Corpo É Meu Texto". Ela conversou com a coluna em SP, no intervalo de um ensaio.

*

Folha - O que acha do novo partido de Marina Silva?
Christiane Torloni - Não sei se ela deveria abandonar o Partido Verde, que é reconhecido internacionalmente. Perde-se muito tempo criando novos partidos. Ela deveria faxinar o PV, limpar o que é preciso e sair em campanha. O Brasil tem essa mania de criar partidos, mas nas reuniões estão sempre as mesmas pessoas. É pena. Marina está jogando fora parte dos mais de 20 milhões de votos que teve [em 2010].

Já se filiou a algum partido?
Não. Por isso posso falar mal de todos. Sou cidadã e pago meus impostos.

O que pensa do deputado e pastor Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos?
Complicado e pouco democrático. Mas esse assunto escondeu outro: quem é o novo presidente da comissão de Meio Ambiente? O senador Blairo Maggi [PR-MT, produtor de soja]. Um absurdo. Existe algo fora de ordem, como diria Caetano. Tenho medo que a democracia dê um golpe na própria democracia.

Como será dançar nos palcos da Europa?
Sozinha, ia morrer de medo, mas junto da Studio3 Cia. de Dança, do [diretor José] Possi [Neto] e do [coreógrafo] Anselmo Zolla, será muito bom. Eles são magníficos, esplendorosos.

Você tem se dedicado à dança.
É algo de que gosto e, com a sequência da turnê do espetáculo, resolvi levar mais a sério. Estou fazendo aulas de balé clássico no Rio três vezes por semana. O meu público da TV foi migrando para o teatro e, agora, aos poucos, também vai para a dança.

Ser rainha de bateria na Grande Rio em 2014 é mais um passo nessa trajetória?
O Carnaval do Brasil é o nosso Coliseu, mas ninguém vai para ser devorado, e sim para ofertar luz e alegria. Sempre desfilei. E já havia sido sondada para ser rainha, mas estava com novela ou peça. Desta vez, resolvi aceitar. A alegria bateu na minha porta. Uma bateria inteira vai bater na minha porta.

Como tem se preparado?
Não sou uma cabrocha, sou uma performer, uma atriz. Estarei usando os mecanismos do samba, da rainha. Não é uma vaidade. Caí de boca no samba. É como maternidade. A gestação é um período incrível, você curte os preparativos, a espera do bebê.

Tem planos de voltar à TV?
Eu vivi um momento de muita exposição nos últimos quatro anos. Emendei novelas com séries. O público precisa descansar de mim.

DEUS É PAI
Apesar da enorme expectativa, o número de inscrições até agora para a Jornada Mundial da Juventude no Brasil é de cerca de 250 mil. Ou pouco mais de 10% dos 2 milhões de fiéis que ainda estão sendo aguardados.

CEDO
Organizadores mais experientes do evento, que contará com o papa Francisco, disseram aos brasileiros que é cedo para se angustiar. Ainda faltam cerca de três meses para a jornada e o número de inscritos sempre aumenta na reta final.

VOU DE ÔNIBUS
Outra decisão tomada pela cúpula do encontro em reunião nesta semana: só o papa usará helicóptero no Rio em julho. Os cardeais, brasileiros e estrangeiros, serão transportados de ônibus.

SETENTINHA
Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, comemorou seus 70 anos, na quarta-feira (24), ao lado da filha Camila e da neta Maria. A diretora Daniela Thomas e Zé Mauro, um dos curadores da Virada Cultural de SP, foram à festa no Sesc Belenzinho.

TRANQUILO
E os organizadores da jornada religiosa vão pedir ao Exército Brasileiro que garanta a segurança dos participantes. Calculam que serão necessários 12 mil soldados, ou 3.000 em cada turno das principais atividades.

OI, HOLLYWOOD
O ator Wagner Moura será um policial em "Trash", próximo filme do diretor inglês Stephen Daldry ("As Horas" e "O Leitor").

*

Uma parte do longa será rodada no Brasil.

ALEGRIA, ALEGRIA
Sucesso no SBT, a dupla de palhaços Patati & Patatá recebeu autorização para captar cerca de R$ 2,2 milhões, via leis de incentivo, para a realização do espetáculo comemorativo de seus 25 anos de carreira.

*

A turnê deverá ter 39 apresentações em São Paulo e outras 39 no Rio.

BOCA FECHADA
Supla atende o celular nesta semana já avisando que não pode falar nada sobre o casamento da mãe, Marta Suplicy. A ministra da Cultura proibiu a família de contar detalhes sobre a cerimônia, que será hoje, em SP. "Não quero levar bronca", diz o cantor. "Eu também ficaria muito p. se fosse casar e alguém saísse falando."

ALÉM DA MURALHA
O artista chinês Cai Guo-Qiang abriu a exposição "Da Vincis do Povo" no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo no fim de semana. A produtora australiana de vídeos Hailey Bartholomew e o diretor do CCBB-SP, Marcos Mantoan, estiveram no vernissage.

CASA AO LADO
A autora de novelas Thelma Guedes e o roteirista Newton Canito vão ministrar workshops em Paraty, num evento paralelo à Flip 2013, que ocorre de 3 a 7 de julho. A ideia é reunir escritores, atores e interessados em literatura e artes. O ator Carmo Dalla Vecchia participará. "É uma ação entre amigos. Já alugamos a casa e estamos correndo atrás de patrocínio", diz Thelma.

TEMPORADA ALEMÃ
O cineasta Felipe Bragança, 32, acaba de ganhar a bolsa de estudos Berliner Künstler, do programa alemão Daad, para passar seis meses em Berlim desenvolvendo seus novos projetos. Bragança, diretor de "A Alegria", é corroteirista de "O Céu de Suely" e "Heleno".

CURTO-CIRCUITO

Nelson Sargento e Agenor de Oliveira cantam, de sexta (26) a domingo, na Caixa Cultural, na Sé. Livre.

Débora Duboc reestreia a peça "O Homem, a Besta e a Virtude", nesta sexta-feira (26), às 20h30, no Memorial da América Latina. 12 anos.

O Balé da Cidade de SP inicia nesta sexta temporada em Lisboa, na programação do Ano do Brasil em Portugal.

Nilton Rodrigues participa nesta sexta-feira (26) do Terça Insana. À 0h, no teatro Itália. 14.

Os cantores cariocas Naldo e Anitta fazem show nesta sexta, a partir das 23h, no Baile do Royal, na Vila Olímpia. 18 anos.

mônica bergamo

Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Tirando de Letra

Tirando de Letra

Wilma Moura, Chico Moura

Comprar
1499

1499

Reinaldo José Lopes

Comprar
Só Mais Um Esforço

Só Mais Um Esforço

Vladimir Safatle

Comprar
A Vantagem Humana

A Vantagem Humana

Suzana Herculano-Houzel

Comprar
Do Chão ao Topo

Do Chão ao Topo

Joaquim Castanheira, Rogério Gabriel

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página