Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ex-embaixatriz Lúcia Flecha de Lima morre aos 76 anos em Brasília

Crédito: Ana Ottoni - 3.dez.2003/Folhapress ORG XMIT: 524001_0.tif A mãe do aniversariante, Lúcia Flecha de Lima, na festa de 40 anos do amigo João Pedro Flecha de Lima, na Disco, em São Paulo - SP. (São Paulo - SP, 03.12.2003 - Foto de Ana Ottoni/Folhapress/Negativo 200325986)
Lúcia Flecha de Lima, na festa de 40 anos do filho João Pedro Flecha de Lima

A ex-embaixatriz Lúcia Flecha de Lima morreu aos 76 anos neste domingo (2) em Brasília.

A mineira sofria de um câncer no útero.

Era mulher do ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima e deixa quatro filhos: Isabel, João Pedro, Beatriz e Luiz Antônio. Paulo, o quinto filho, já morreu.

Com fama de fina e elegante, Lúcia foi por muitos anos celebrada como a mais ativa embaixatriz da história recente do Brasil.

Em 2003, foi secretária de Turismo do Distrito Federal.

Expansiva, ajudava o marido em relações diplomáticas e se transformou, em Londres, na melhor amiga e confidente de Lady Di.

O velório, restrito a amigos, será na casa em que ela morava.

LÚCIA E LADY DI

Quando Diana morreu, em 1997, Lúcia ficou muito abalada e afirmou que a princesa era considerada parte da família. "Paulo Tarso, meus filhos e eu estamos chocados e inconsoláveis com a trágica morte da princesa Diana. A princesa nos honrou com sua amizade e carinho e foi, ao longo desses anos, uma pessoa maravilhosa e solidária", afirmou em nota à época.

A amizade entre elas começou em 1991, quando Diana visitou o Brasil. Lúcia a acompanhou durante um voo entre Brasília e Rio, que teve forte turbulência. A segurança com que Lúcia enfrentou a situação fez com que a princesa ficasse calma e impressionada.

Com a nomeação no início da década de 1990 de Paulo Tarso para ser embaixador do Brasil junto à corte de St. James, a relação das amigas se fortaleceu nos anos seguintes.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, lamentou a morte da ex-embaixatriz. "Me solidarizo com o embaixador Paulo Tarso, seus filhos e família, a quem apresento sentidos pêsames em meu nome e no do Itamaraty", disse em nota.

"Dona Lúcia, como era conhecida por todos, teve trajetória ímpar, como, ao lado de seu marido, no episódio da libertação dos reféns brasileiros de Saddam Hussein. Deixou sua marca de eficiência também nesta cidade, como secretária de Turismo do Distrito Federal e presidente da entidade beneficente Casa do Candango, além de seu trabalho na Comissão de Relações Exteriores do Senado."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.