Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STJ já discute consequências da eventual condenação de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) já discute nos bastidores a possibilidade de condenação de Lula no dia 24 de janeiro, pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal). Ministros acreditam que um veredicto negativo por 3 a 0 será fatal para o petista, dificultando inclusive a possibilidade de concessão de liminar pelo STJ que permita que ele leve adiante uma candidatura presidencial.

TEMA
Neste caso, de unanimidade, prevaleceria a discussão sobre a possibilidade de prisão de Lula, e não sobre a sua candidatura.

PORTA ABERTA
Já um placar de 2 a 1 daria fôlego ao petista. Ele poderia apresentar mais de um recurso para protelar a condenação definitiva.

O palpite, entre magistrados, é o de que o próprio TRF-4 evitaria acelerar o processo, evitando atropelar a candidatura do ex-presidente.

FONTE BOA
O PSDB, e especialmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, trabalham com informações e raciocínios semelhantes aos dos ministros do STJ.

TERRENO...
E futuros ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que devem julgar a possibilidade de Lula ser candidato mesmo que condenado, costumam fazer elogios ao trabalho de Sergio Moro, que condenou o ex-presidente. Um deles, porém, diz que lerá a peça com atenção mas já ouviu críticas a ela, que teria ficado "aquém" da "capacidade" do juiz de Curitiba.

...MINADO
O ministro Luiz Fux, que presidirá o tribunal em 2018, por sua vez, já afirmou à Folha que "não tem muito sentido que um candidato que já tem uma denúncia recebida concorra ao cargo. Ele se elege, assume e depois é afastado?". A afirmação gerou reação do PT.


ANO NOVO
O promoter Bruno Chateaubriand, a atriz Antônia Fontenelle e o cantor Toni Garrido passaram o fim de ano em Copacabana. Os atores Juliana Paes, Thaila Ayala e Renato Góes celebraram 2018 em Jericoacoara. Sasha Meneghel e o namorado, Bruno Montaleone, viraram o ano em São Miguel do Gostoso. O empresário Alvaro Garnero e seu filho, Alvarinho, estiveram em Trancoso. O ator Gary Dourdan curtiu o Réveillon em Florianópolis.


PONTE AÉREA
Joachim Koerper vai abrir um bar de tapas em São Paulo. Único chef com restaurantes estrelados pelo Guia Michelin na Europa e na América Latina, ele vai fechar as portas da filial carioca do Eleven.

NO AR
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) marcou para o dia 4 de junho a segunda audiência do processo em que o Ministério Público do Trabalho (MPT) pede ao SBT R$ 10 milhões de indenização por "danos morais coletivos" por episódios envolvendo funcionários da emissora.

NO AR 2
Na ação, que tramita na 6ª Vara de Osasco, o MPT cita o caso em que Silvio Santos insistiu que a apresentadora Maisa Silva, 15, namorasse seu colega Dudu Camargo, 19. O órgão também lembra um episódio em que Ratinho chutou uma caixa de papelão na qual se encontrava uma assistente de palco. O SBT não se manifesta.


TRADIÇÃO PAULISTANA
O secretário estadual da educação, José Renato Nalini, o secretário municipal de esportes e lazer, Jorge Damião de Almeida, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), o vereador Toninho Paiva (PR) e Carlos Francisco Bandeiras Lins, da Fundação Cásper Líbero, estiveram no café da manhã em homenagem à São Silvestre, na av. Paulista. Leonardo Melo, vencedor na categoria cadeirante, também esteve no evento.


CURTO-CIRCUITO

O restaurante Toro Sushi começa a servir nesta terça (2) a sopa Ozoni, tradição japonesa para atrair felicidade.

O Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil vai até o dia 14 de janeiro. No Sesc Pompeia.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.