Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cabral e seu suposto doleiro se conhecem na prisão

Crédito: Victor R. Caivano/Reuters FILE - In this April 18, 2012 file photo, Rio de Janeiro Gov. Sergio Cabral, right, attends the inauguration of a new Peacemaker Police Unit (UPP) in Fazendinha slum inside the Alemao slum complex in Rio de Janeiro, Brazil. Federal police on Thursday, Nov. 17, 2016, arrested Cabral in his Rio apartment. Police commissioner Tacio Muzzi says the former state governor is suspected of receiving millions of dollars in bribes in exchange for building contracts. (AP Photo/Victor R. Caivano, File) ORG XMIT: XLAT119
O ex-governador do Rio Sergio Cabral durante inauguração de UPP no Complexo do Alemão

Suspeito de ser um dos responsáveis por lavar dinheiro para Sérgio Cabral (MDB-RJ), o doleiro Vinícius Claret, conhecido como Juca Bala, foi recepcionado pelo ex-governador do Rio quando chegou ao presídio de Benfica, no dia 28 de dezembro. Claret foi extraditado do Uruguai, onde estava preso desde março de 2017.

TUDO BEM?
Cabral e o doleiro, que estão presos no mesmo andar, não se conheciam pessoalmente. O ex-governador foi até a cela dele, se apresentou e o abraçou.

OPERAÇÃO
Claret foi citado pelos irmãos Renato e Marcelo Chebar como o responsável por gerir parte da fortuna supostamente obtida por Cabral por meio de propina.

CONTRA ELE
O MBL (Movimento Brasil Livre) descartou a ideia de fazer na avenida Paulista um ato no dia 24, quando será julgado o recurso de Lula. Favorável à confirmação da condenação do petista, o grupo decidiu transferir a manifestação para outro lugar. Diz que prejudicar o trânsito na via em dia útil "não é justo com as pessoas".

POR ELE
O PT e movimentos sociais estão convocando militantes para se concentrarem na altura do Masp a partir do fim da tarde. Lula é aguardado.

ECO
A aparição de Luciano Huck no "Domingão do Faustão" deste fim de semana fez disparar os acessos às páginas do Agora!. O apresentador, que falou de política na atração da TV Globo e disse que não existe "salvador da pátria", também citou o movimento de renovação da política, do qual é integrante.

ECO 2
Em 24 horas, o Agora! teve volume 15 vezes maior de visitas em seu site e ganhou 2.700 seguidores no Facebook.

E mais de 1.300 pessoas preencheram o formulário virtual para apoiar o grupo.


AMOR FEMININO
A cantora Ellen Oléria e as atrizes Gabriela Correa e Elisa Lucinda participam da peça "L, O Musical", que estreou na sexta (5), no CCBB. O espetáculo é dirigido por Sérgio Maggio.


ANO QUENTE
O Masp recebeu 454 mil visitantes em 2017, o que representa um aumento de 11% em relação a 2016. O número é o segundo maior já registrado pelo museu em um ano. A noite de abertura da exposição "Histórias da Sexualidade", que ocorreu em meio às polêmicas sobre classificação indicativa em museus, foi a mais visitada do ano, com 1.235 pessoas.

MUITO OCUPADO
O vereador Eduardo Suplicy (PT) adiou em dois dias a prova que faria para recuperar a carteira de motorista –perdida por excesso de multas de velocidade para, segundo ele, se concentrar na redação de seu novo livro. O exame inicialmente seria nesta segunda-feira (8). Suplicy diz que espera concluir a obra, sobre seus 24 anos no Senado, até o fim deste mês, para que ela seja publicada em meados deste ano.

OCUPADO 2
O título, de 250 páginas, terá "50 temas diferentes", como os quatro anos em que foi o único senador do PT e suas amizades com o rapper Mano Brown e com a "excepcional cantora Joan Baez".

CLIMA...
Um representante da Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) esteve no dia 29 de dezembro no escritório da empresa Playcorp, organizadora do Réveillon na avenida Paulista, dizendo que não choveria na hora da virada -o que se confirmou. A entidade é conhecida por dizer controlar o clima.

...MISTERIOSO
A Playcorp e a prefeitura, no entanto, dizem que não contrataram o serviço. A FCCC diz que foi chamada por um contratante privado que não pode ser revelado por "confidencialidade".


ENTRE AMIGOS
Ticha Gregori e Chico Millan, donos do Bar Balcão, receberam convidados no espaço em comemoração do Dia de Reis, no sábado (6). Os diretores Helio Goldsztejn, Cao Hamburger e André Klotzel, o músico Carlos Careqa e o artista plástico Guto Lacaz participaram da festa.


CURTO-CIRCUITO

A exposição "A Construção do Patrimônio" abre nesta terça (9) em comemoração dos 80 anos do Iphan. Às 19h, na Caixa Cultural.

A comédia "Arquivo Terça Insana", com elenco de atores que passaram pelo projeto, estreia nesta terça (9). Às 21h, no teatro Iguatemi, em Campinas.

Jorge Vercillo faz shows da turnê "A Experiência", na sexta (12) e no sábado (13), no Teatro J. Safra.

com JOELMIR TAVARES (interino), BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Erramos: o texto foi alterado
O Agora! teve volume 15 vezes maior de visitas em seu site após a participação de Luciano Huck no "Domingão do Faustão", e não 15% maior.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.