Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo faz força-tarefa para 'resgatar credibilidade da Rouanet', diz ministro

Crédito: Pedro Ladeira/Folhapress BRASÍLIA, DF, BRASIL, 26.07.2017, 12h00 - O novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, 49, durante entrevista exclusiva à Folha, em Brasília (DF). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em entrevista à Folha

A fila das prestações de contas da Lei Rouanet pendentes de avaliação pelo Ministério da Cultura começou a andar. No fim de 2015, o passivo era de 20 mil projetos. O número se manteve praticamente estável em 2016 e diminuiu para 17.500 no fim de 2017.

PARA TODOS
"Houve um esforço grande em 2017, com uma força-tarefa", afirma o ministro Sérgio Sá Leitão, no cargo desde julho. Parte dos projetos analisados no ano passado era de 2005. "Estamos enfrentando o deficit para resgatar a credibilidade da Rouanet. É algo que interessa a todo o setor cultural", diz ele.

PERDIDOS NO TEMPO
Das 2.390 prestações analisadas em 2017, 201 foram reprovadas. Produtores culturais reclamam das dificuldades criadas pela demora na checagem do governo, sobretudo a apresentação de documentos antigos, que podem até ter desbotado.

RÉGUA
Há também quem se queixe de que prestações de contas antigas estariam sendo examinadas conforme as regras atuais –o que, segundo o ministro, não deve ocorrer.

NA ESTRADA
Até 50 ônibus com militantes do PT e membros de movimentos sociais sairão de São Paulo rumo a Porto Alegre para os atos do julgamento do ex-presidente Lula. Pelo menos 30 estão garantidos até agora, segundo lideranças do partido. O trajeto de ida e volta de cada um custará R$ 15 mil, em média.

CHAPÉU
No esforço de arrecadar dinheiro para as caravanas e atos, o diretório municipal da sigla apela até para publicações patrocinadas na internet. Está pagando a redes sociais para posts com pedidos de ajuda terem alcance maior.

CHAPÉU 2
A vaquinha virtual criada pelo comando nacional do PT para a data registrava nesta sexta (12), segundo o próprio site, quase 700 doações. Na segunda (9), eram 422. Valores não são divulgados.


NOITE DE ENCONTROS
A atriz Christiane Torloni estreou nova temporada da peça "Master Class", dirigida por José Possi Neto, na quinta (11), no Teatro Sérgio Cardoso. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sua mulher, Patrícia Kundrát, as cantoras Marina Lima, Zizi Possi, Luiza Possi e Julianne Daud, a bailarina Vera Lafer, os atores Eva Wilma e Miguel Falabella e o cineasta Guilherme Almeida Prado passaram por lá.


OUTRA FREQUÊNCIA
A Fapetec, que atualmente gere a TV Câmara, da Câmara Municipal de SP, pediu à Justiça a anulação do processo de contratação da Fundação Padre Anchieta (FPA), que assumirá a emissora. Segundo a Fapetec, houve "ilegalidades" e "vontade pré-ordenada da Câmara" na escolha da prestadora do serviço.

RUÍDO
Na ação iniciada na quinta-feira (11), a Fapetec cita irregularidades da Padre Anchieta (que administra a TV Cultura) com FGTS e INSS e descumprimento de encargos trabalhistas. E aponta que tais débitos impediriam o negócio.

RUÍDO 2
A FPA afirma estar "apta ao pleno e regular exercício de suas atividades, podendo contratar com entes públicos e privados". Segundo a Câmara, o processo, feito sem licitação, "seguiu todos os trâmites legais". O compromisso com a Fapetec termina neste domingo (14).

BIS
O Teatro Oficina fará uma nova temporada de "O Rei da Vela" a partir de 15 de fevereiro, no Teatro Sérgio Cardoso. Marcello Drummond, ator da companhia, assumirá o papel de Abelardo 1º, substituindo Renato Borghi –que estará comprometido com outra montagem. O espetáculo do Oficina foi visto por 8.400 pessoas em 11 sessões no Sesc Pinheiros, no ano passado.

A COR DESSA CIDADE
Uma exposição com obras de 18 artistas que será aberta no próximo dia 25, aniversário de São Paulo, quer recontar a história da cidade desde a influência indígena até a revolução tecnológica. Com pinturas, esculturas e fotos, "São Paulo em Cores" ficará em cartaz na Casa de Portugal. A curadoria é de Vera Simões.


CURTO-CIRCUITO

O Centro de Memória José Hamilton Ribeiro será inaugurado neste sábado (13) pela Prefeitura de Santa Rosa do Viterbo (SP). Às 10h, na Cadeia Velha (rua José Bonifácio, 51).

A exposição "Matriz do Tempo Real" abre neste sábado (13). Às 11h, no MAC USP.

O "Metrópolis" (TV Cultura) debate o assédio sexual na área do entretenimento com a psicanalista Maria Rita Kehl e a atriz Letícia Sabatella. Neste domingo (14), às 19h30.

com JOELMIR TAVARES (interino), BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.