Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

O Pixuleko, boneco inflável de Lula com roupa de presidiário, fará aparições em São Paulo a partir desta quinta-feira (18). Com 13 m de altura, ele foi transportado de Brasília para a capital paulista por causa do julgamento do ex-presidente no dia 24.

IRMÃOS
Além do gigante, que fará aparições surpresa em endereços associados ao petista, uma fantasia com a mesma caricatura, de 2 m de altura, será usada por um militante anti-Lula para pedalar na avenida Paulista no domingo (21) e em outros pontos da cidade e do Estado.

BATISMO
Os bonecos pertencem à Associação Movimento Brasil Livre, que tem o ator Alexandre Frota como vice-presidente e travou na Justiça uma disputa do nome com o grupo homônimo, o MBL, liderado por Kim Kataguiri.

TUDO IGUAL
E a TV Globo decidiu manter a programação normal no dia do julgamento de Lula. Diferentemente de outros episódios recentes da política nacional —como as votações do impeachment de Dilma Rousseff e das denúncias contra Michel Temer—, a emissora não prevê suspender atrações de sua grade na próxima quarta-feira.

FECHADO
Um dos motivos que levaram à decisão é que não haverá autorização para transmitir a sessão do tribunal ao vivo.

EM CASA
O prefeito João Doria (PSDB) se reuniu nesta semana com os organizadores do Fórum de Davos para acertar os detalhes do evento que ocorrerá em São Paulo, de 13 a 15 de março, e que será voltado para a América Latina. Os encontros dos líderes mundiais serão no Hyatt, hotel de luxo na zona sul da cidade.

CONVITE
Doria viaja no domingo (21) a Davos, onde representará o governador Geraldo Alckmin (PSDB) num painel sobre a América Latina. E fará o convite para o encontro de São Paulo.


Crédito: Marlene Bergamo/Folhapress Atores após apresentação de 'Arquivo Terça Insana
Atores após apresentação de 'Arquivo Terça Insana'

RISO SOLTO
O espetáculo 'Arquivo Terça Insana' iniciou temporada na terça (16), no Teatro Itália; os atores Wandi Doratiotto, Mila Ribeiro, Rafael Leidens e Renata Augusto (em sentido horário) estiveram na primeira apresentação.


PANELA CHEIA
A cidade de São Paulo vai receber nesta quinta (18) o título de Capital Latino-Americana da Cultura Gastronômica 2018. A premiação será entregue na Feira Internacional de Turismo, em Madri.

Em 2016, a gastronomia paulistana recebeu nota máxima de 97,5% dos turistas estrangeiros que visitaram a cidade, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Foi mais do que a média do país, com aprovação de 95% dos visitantes internacionais.

MAPA
O filme "Vazante", de Daniela Thomas, objeto de polêmica pela maneira como retrata personagens escravos, estreará em janeiro e fevereiro em 16 cidades dos Estados Unidos. A distribuidora americana decidiu intensificar a exibição depois que a obra recebeu críticas positivas na imprensa do país.

VIRTUOSE
O músico Eduardo Gudin vai homenagear o violonista Baden Powell, que completaria 80 anos em agosto, com show no Sesc Pompeia.

Gudin convidou Toquinho, Renato Braz e Ilessi para participarem das apresentações, neste sábado (20) e domingo (21).

É FALSO
O caso do lote de Botox falsificado que foi proibido nesta semana pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) levou a fabricante a acionar médicos e clínicas. A Allergan descobriu a fraude e avisou ao órgão que não tinha produzido as unidades. Agora está lembrando aos profissionais que a substância só deve ser comprada pelos canais oficiais da empresa, dona da patente.


DOSE DUPLA
As exposições "Mira Schendel: Sinais/Signals", com curadoria de Paulo Venâncio Filho, e "Oito Décadas de Abstração Informal", com curadoria de Lauro Cavalcanti e Felipe Chaimovich, foram abertas na terça (16), no MAM. Os artistas Maria Bonomi e Paulo Pasta, os curadores José Armando Pereira e Benjamin Seroussi, a galerista Maria Helena Peres e o diretor do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A mostra "A Forma da Cor", do pintor Valdeir Maciel, abre nesta quinta (18). Às 17h, na Galeria Mapa.

Eumir Deodato faz show nesta quinta (18) e sexta (19). Às 21h, no teatro do Sesc Pompeia.

O Projeto Guri abre nesta quinta (18) as inscrições para o Move, intercâmbio musical na Noruega, Malawi e Moçambique.

Tito Amaral de Andrade é o novo sócio administrador do Machado Meyer Advogados.

com JOELMIR TAVARES (interino), BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.