Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ronaldo quer reality com família e diz não se arrepender de voto em Aécio

Crédito: Bruno Santos/Folhapress O ex-jogador de futebol Ronaldo em sua Fundação Fenômenos, em São Paulo, na quarta (17)
O ex-jogador de futebol Ronaldo em sua Fundação Fenômenos, em São Paulo, na quarta (17)

"Como jogador eu tive que usar muitos truques para esconder a cerveja", conta Ronaldo Nazário, 41, o Fenômeno, sobre os goles que deu em Carnavais passados. "Botava na latinha de guaraná. Como ex-jogador, não preciso disso. É mais fácil [risos]."

Depois de anos curtindo a folia como convidado em espaços VIP, em 2018 o ex-jogador de futebol e hoje empresário resolveu ser dono do seu próprio camarote na Marquês de Sapucaí.

"Fui muito ao camarote da Brahma e, pô, amava. Me divertia muito. Então achei que pudesse aliar uma semana de divertimento, que já estarei lá mesmo, a trabalho", conta o Fenômeno.

Fruto de uma sociedade entre ele, a promoter Carol Sampaio e o conselheiro da Beija-Flor Gabriel David, o Nosso Camarote ocupará o setor 10 do sambódromo carioca e terá capacidade de 1.800 pessoas. O espaço terá atrações como Luan Santana, Preta Gil e o DJ Ronald, filho de Ronaldo. O ex-atleta não diz quanto investiu no negócio.

"Estamos convidando um monte de gente", diz o ex-jogador, sem revelar quem. O ingresso mais barato para ter acesso ao espaço custa R$ 500 –há pacotes de R$ 7.290 para sete dias. "Pretendemos fazer isso por muitos anos."

Assumidamente "reservado", Ronaldo também se diz "entusiasmado demais" com o novo "filhinho" que está criando: uma série de vídeos sobre a sua vida atual.

"As pessoas pedem muito para ver como sou no dia a dia, e eu me exponho pouco. Quero mostrar como sou com meus filhos, amigos, no trabalho, em viagens...", diz o ex-camisa nove ao repórter Bruno B. Soraggi durante entrevista na sede de sua Fundação Fenômenos, em São Paulo. Ronaldo tinha acabado de falar do assunto em uma reunião com o ator Bruno de Luca, seu amigo e sócio nesse projeto.

"Mas a gente não quer fazer nada roteirizado. Vai ser sempre tudo espontâneo", explica o ex-atleta sobre a atração, que tem influências dos reality shows americanos "The Osbournes", que retratava a rotina da família do roqueiro Ozzy Osbourne, e "Keeping Up with the Kardashians", sobre o clã Kardashian. Ele diz que ainda não pode revelar o nome da atração.

"Quero tentar influenciar positivamente outras pessoas. Tenho um monte de sonhos ainda, e isso tudo a gente vai mostrar", afirma. A série deve ser lançada antes da Copa do Mundo, mas ainda não se sabe em qual plataforma o programa será veiculado. "Estamos formatando o projeto e negociando parcerias", diz Ronaldo.

Se der certo, a ideia é vender o modelo para outros atletas. "As grandes companhias estão brigando por conteúdo de qualidade", avalia o ex-atacante do Cruzeiro, do PSV, do Barcelona, da Inter de Milão, do Real Madrid, do Milan e do Corinthians.

Dedicado à vida de empresário desde que se retirou dos gramados, em 2011, Ronaldo é um homem de vários negócios. "Gosto de diversificar meus investimentos", conta.

Idealizador da empresa de marketing esportivo 9ine, que fechou em 2016, ele atualmente é dono do braço brasileiro da agência Octagon, responsável pela gestão da imagem do jogador Gabriel Jesus, e sócio da rede de escolinhas de futebol Ronaldo Academy -que tem 30 unidades espalhadas pelo Brasil, Colômbia, EUA e China.

Ele também comprou parte em um time brasileiro que disputa torneios do game "League of Legends" –que Ronaldo diz jogar. "Não vou falar o nome que uso lá, senão vão me achar e me desafiar [risos]", diverte-se.

Ronaldo já foi sócio no time de futebol Fort Lauderdale Strikers, da Flórida. Hoje morando em Madri, ele diz estudar a compra de um time "da segunda divisão da Espanha ou da Inglaterra".

"Quero fazer algo inovador. Acho que estou preparado para esse desafio. Tenho em mente o projeto do Corinthians que fiz junto com o Andrés [Sanchez, deputado federal pelo PT e ex-presidente do alvinegro paulistano.

Em relação às recentes notícias de que há uma mobilização para torná-lo candidato a presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ele se diz "lisonjeado". "Seria uma honra, mas antes quero ter a experiência como gestor de um grande clube."

Sobre os casos de corrupção envolvendo a entidade, Ronaldo avalia que isso "está sujando o nome" do Brasil. "Mas a gente vive isso em uma esfera muito maior. Na nossa política é um momento de transição. As pessoas não querem mais ser enganadas. Querem ideias novas."

Ele não se arrepende de ter votado em Aécio Neves (PSDB) em 2014. "Ninguém sabia [das suspeitas ligadas ao tucano, que foi citado em delação da JBS]. O Brasil tinha duas opções naquele momento: metade votou no Aécio, metade na Dilma. Ninguém se salvou naquela eleição."

O ex-jogador diz ter conversado com seu amigo Luciano Huck sobre a aventada candidatura do global à Presidência do Brasil –à imprensa, o apresentador tem negado que vá concorrer ao cargo. "Mas não posso dizer o conteúdo da nossa conversa."

"Lógico que eu votaria nele [Huck]. É um empreendedor jovem, talentoso, faz o bem pra muita gente, tem muito claras suas ideias... É um cara em quem eu confio."

Ele se diz otimista com a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo na Rússia. "É um time entrosado, jovem, descontraído, com um treinador incrível e excelente administrador de grupo. Tem grandes chances de chegar ao hexacampeonato."

"Acho que na minha situação atual ia ser duro eu arrumar uma vaga ali. Gabriel Jesus jogando muito bem, Neymar voando, Philippe Coutinho... Se eu emagrecesse, talvez. Hein? Só um pouquinho, uns 20 kg [risos]", brinca –ele disse não saber o quanto está pesando atualmente.

Sobre a saúde, diz "não ser radical em nada". "Procuro sempre me controlar e buscar o que é melhor. Fazer esporte [ele joga tênis três vezes por semana], uma alimentação saudável"

O Fenômeno hoje namora a estilista Celina Locks. Pai de Ronald, 17, Alex, 12, Maria Sophia, 9, e Maria Alice, 7 –de três mulheres diferentes–, Ronaldo diz ser presente na vida dos filhos e visitá-los quando vem ao Brasil, mensalmente. Duas vezes ao ano, viaja com todos eles.

O destino mais recente foi Orlando, nos EUA, para onde foi com 13 pessoas -filhos, namorada, mãe e sobrinhos. "Fiquei enjoado todos os dias das montanhas-russas que eu fui. Só agora estou me recuperando", brinca. Ronaldo diz não saber se pretende ter novos filhos. Ele fez vasectomia. "Mas tenho guardada a 'obra-prima' [risos]", diverte-se, referindo-se ao esperma que ele mantém congelado, sem revelar onde o material está armazenado.

Há 20 anos, o Brasil perdeu para a França em uma traumática final de Copa do Mundo. "Ainda me perguntam sobre isso, e eu tenho que explicar tudo de novo [risos]", brinca, referindo-se à sua convulsão –que teria desestabilizado o time. Neste ano também faz aniversário de dez anos o episódio em que o ex-jogador se envolveu com travestis. "Não representa mais nada. O tempo vai nos ensinando a seguir adiante de mil maneiras. Sou um eterno aprendiz."

Sobre a recém-anunciada aposentadoria de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo se solidariza. "É um momento muito difícil, né? Dar adeus àquilo que a gente mais amou na vida."

"Não posso reclamar do que faço hoje, porque é exatamente o que eu quero fazer, mas o que eu fazia antes era muito mais gostoso. Me sentia muito mais confortável."

"Eu tenho muita saudade de estar em campo, em um jogo importante, fazer um gol importante. Mas fica só na saudade, relembrando."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.