Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Em e-mail, Odebrecht confirma dificuldade de obter dados da Braskem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Bruno Santos/Folhapress Marcelo Odebrecht deixa a prisão da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR)
Marcelo Odebrecht, um dos principais delatores da Lava Jato, deixa a prisão da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR)

Marcelo Odebrecht falou sobre a Braskem, braço petroquímico do grupo de sua família, num e-mail enviado a ex-diretores da empreiteira depois que ele saiu da prisão. Na mensagem, o empresário confirma informação dada à Polícia Federal em depoimento enquanto estava preso em Curitiba.

CONFIRMO
Marcelo tinha dito que não estava recebendo todos os documentos e e-mails da Braskem que poderiam ser usados como prova contra parlamentares. O problema, no entanto, já teria sido superado: em casa, ele teve acesso à base de dados de seu computador com o material, inclusive e-mails que procurava.

PAPAI NOEL
Na época das festas de fim de ano, Marcelo enviou mensagens assinadas por ele, sua mulher, Isabela, e as filhas com votos de bom Natal e um Ano-Novo "com esperança".

LADO A LADO
A possibilidade de que Lula vá a Porto Alegre para o julgamento, hoje considerada baixa, era alimentada nos últimos dias por membros do PT como estratégia para manter mobilizada a militância que se reunirá na capital gaúcha. A presença do petista, acreditam, atrairia mais apoiadores.

LADO A LADO 2
O mais provável, no entanto, é que ele fique em São Paulo na quarta-feira (24) e deva acompanhar a sessão ao lado do advogado e amigo Roberto Teixeira. O partido e movimentos sociais farão um ato de "recepção" a Lula na capital paulista no fim do dia.

CALENDÁRIO
A Frente Favela Brasil (FFB) marcou para 20 de março o lançamento das cerca de 50 candidaturas para o Legislativo que terá na eleição. "A ideia é ter em média dois nomes por Estado", diz Celso Athayde, líder do movimento que busca se registrar como partido. Para participar do pleito, a FFB vai se abrigar em alguma legenda. Conversou com Rede, PSOL e PCdoB e segue em negociações.


Crédito: José de Holanda Chico César e Bárbara Santos
Chico César e Bárbara Santos

ÍNTIMO
O cantor Chico César e a mulher, a atriz Bárbara Santos, posaram nus para a divulgação do espetáculo que estrelarão juntos; em 'Camaradas — Fantasia para Dueto, Camerata, Camarim, Atentado e Passeata', que estreia no dia 9/2 no Sesc Belenzinho, Chico cantará canções suas ligadas ao amor erótico e Bárbara interpretará poemas dele.


PRÓPRIO TEMPO
O MIS (Museu da Imagem e do Som) vai prorrogar até o dia 18 de fevereiro a exposição sobre o cantor Renato Russo. A mostra, que já recebeu mais de 70 mil visitantes desde sua abertura, em setembro, terminaria inicialmente em 28 de janeiro. Em março, o museu receberá individuais de Erwin Olaf e Solon Ribeiro.

CÂMERA
A produtora LC Barreto deve começar a filmar em junho o longa "Ela Disse, Ele Disse", baseado no livro homônimo de Thalita Rebouças. A previsão de estreia é 2019.

A empresa também está finalizando três séries documentais que estrearão neste ano na HBO. Os temas são os negros no futebol brasileiro, o trabalho escravo no país e a história do cabo Anselmo, agente da ditadura militar.

CLICA BURACO
Até a sexta-feira (19), 164 pessoas usaram o aplicativo Pinheiros Digital para votar na enquete que definirá a próxima via da região a ser atendida pelo Programa Asfalto Novo. Entre as opções para a prefeitura recapear estão as ruas Augusta, Simão Álvares e Tabapuã. A pesquisa termina nesta segunda (22).

FESTA DE BAIRRO
A vila dos Ingleses, conjunto de casas históricas na Luz (região central de São Paulo), receberá um festival de música e intervenções urbanas a partir de 17 de fevereiro. A área externa e parte dos imóveis que estão vazios serão ocupados pela atração.

O Heineken Block é a continuação dos eventos de verão promovidos pela marca de cerveja na cidade.


CORAÇÃO DILACERADO
O espetáculo "Romeu e Julieta 80", com Renato Borghi e Miriam Mehler, estreou na quinta (18), no Sesc Ipiranga. O escritor Ignácio de Loyola Brandão, as atrizes Djin Sganzerla e Tuna Dwek e a apresentadora Adriana Couto assistiram à apresentação.


CURTO-CIRCUITO

O Paribar lança nesta segunda (22) cardápio com pratos para celebrar o aniversário de São Paulo. Até a sexta (26).

Termina nesta segunda (22) a Mostra Depardon Cinema, com o filme "12 Dias". Às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Fábio Lins encena nesta segunda (22) o espetáculo "Museu de Histórias", em Amsterdam.

A mostra "São Paulo | Von Poser" abre nesta segunda (22). Às 19h, na Verve Galeria.

com JOELMIR TAVARES (interino), BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Erramos: o texto foi alterado
Diferentemente do que foi informado anteriormente no trecho "Lado a Lado 2", o advogado Roberto Teixeira não é réu na ação que será julgada na quarta (24). Teixeira é réu, junto com Lula, em ação sobre suposto favorecimento da Odebrecht ao ex-presidente por meio da compra de um terreno para o Instituto Lula e de um apartamento em São Bernardo do Campo (SP). O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.