Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Haddad grava vídeo de apoio à candidatura de Luiz Marinho ao governo de SP

A posição do ex-prefeito está alinhada com a de Lula

 

Fernando Haddad gravou um vídeo para anunciar apoio à candidatura de Luiz Marinho ao governo de SP. Ele faz isso no momento em que se avolumavam as pressões para que o ex-prefeito de São Bernardo retire seu nome da disputa, pelo baixo índice que alcança nas pesquisas.

É ELE

O movimento no PT defendia que Marinho cedesse lugar a Haddad. Lula chegou a ser procurado por lideranças para adiar o encontro deste sábado (24) do partido, que consolidará o nome do ex-prefeito de São Bernardo na cabeça de chapa. O ex-presidente não moveu uma palha. O recado foi entendido.

TODOS JUNTOS

A posição de Haddad, alinhada com a de Lula, reforça Marinho como o candidato.

VOTO PRÓPRIO

Rosa Weber surpreendeu o PT e também colegas dela no STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do habeas corpus de Lula, na quinta (22). Ao contrário da expectativa de alguns, a magistrada não votou alinhada com os ministros de quem é mais próxima, como Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Abriu divergências com eles e foi até contundente em suas posições.

O QUE SERÁ

A independência em relação aos dois grupos claramente formados em torno do habeas corpus de Lula aumenta, no entanto, o suspense em torno do voto da ministra. Por um lado, as posições dela foram claras em favor da defesa. Por outro, afirmou que respeita “o colegiado”, o que foi interpretado como sinal de que não concederá o habeas corpus já que ainda prevalece decisão anterior do STF autorizando prisão de condenado em 2ª instância.

OUTRO LADO

A UNE está pedindo audiência com a presidente do STF, Cármen Lúcia, e com os demais ministros. A entidade quer defender a revisão da regra que prevê a prisão de condenados em 2ª instância. A magistrada já recebeu movimentos como o Vem Pra Rua.


AGULHAS

A empresária Renata Sarti e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest) promoveram um jantar na quinta (22) em homenagem ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A estilista Lilly Sarti, o presidente da Abest, Paulo Lourenço Bartholomei, os empresários Alberto Hiar, Roberto Davidowicz e Sofia Sarti e o estilista Reinaldo Lourenço passaram por lá.


SEGURANÇA

O prefeito João Doria (PSDB-SP) está sendo processado por conta da viatura da Guarda Civil Metropolitana (GMC) que permanece em frente à sua casa, no Jardim Europa, desde janeiro de 2017. 

 

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Paulo Reis (PT) e acatada pelo Ministério Público Estadual.

COFRE

Reis afirma no processo que o “aparato de segurança envolve também uma viatura e no mínimo dois guardas, com gasto mensal de R$ 58 mil”. Segundo o vereador, o prefeito, seus familiares e o imóvel “já contam com proteção fornecida pela assessoria da Polícia Militar”. 

GUARDA-COSTAS

A prefeitura diz que a presença de uma viatura da GCM é necessária para garantir a segurança do prefeito e seus familiares e para evitar atos de vandalismo no imóvel, “o que já ocorreu”. 


FAIXA POR FAIXA

A cantora Maria Rita fez o show de lançamento do disco “Amor e Música” no Citibank Hall, na semana passada. O estilista Walério Araújo e a atriz Fernanda Souza assistiram à apresentação.


PAISAGEM

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de São Paulo e o Instituto Pólis, que assinaram em fevereiro uma carta contra a revisão da Lei de Zoneamento de SP, divulgarão neste sábado (24) uma “tréplica ilustrada” depois de a prefeitura afirmar que as críticas eram “equívocos e mistificações”.

PAISAGEM 2

A tréplica afirma que a proposta impacta zonas da cidade porque o aumento dos limites de altura dos prédios muda a configuração das regiões. Já a administração municipal diz que a liberação atinge apenas 14% do território e “somente altera o formato da edificação”.


TEXTO E IMAGEM

O fotógrafo Marcio Scavone tomou posse na quinta (22) na Academia Paulista de Letras, cujo presidente é o ex-secretário municipal Gabriel Chalita. Na mesma ocasião, Scavone lançou seu livro “Copo de Luz, Ensaios sobre Fotografia Como Arte e Memória”. O maestro João Carlos Martins compareceu ao evento.


CURTO-CIRCUITO

Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé, recebe neste sábado (24) o prêmio Dia Internacional da Mulher. Às 18h30, na Hebraica Rio.

O Orfeu recebe no domingo (25) a festa Bancada, encerramento da Feira Plana.

Danilo Caymmi faz show neste sábado (24) em tributo aos 60 anos da bossa nova. Às 21h30, na Tupi or Not Tupi.

Vitória Maldonado faz show no domingo (25). Às 18h, no Sesc Belenzinho.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.