Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ex-ministro do STF tentará união de Joaquim Barbosa e Marina

A dificuldade é que, em encontros anteriores, nenhum dos dois concordou em ser vice do outro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de uma chapa que unisse Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede) segue no radar de apoiadores de ambos. O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto decidiu promover novo encontro entre os dois para tentar viabilizar um entendimento.

NA CABEÇA

A dificuldade é que, em encontros anteriores, nenhum dos dois concordou em ser vice do outro.

ELE DISSE, ELA DISSE

Os dois têm razões para acreditar que devem estar na cabeça de chapa. Marina tem 15% nas pesquisas enquanto Barbosa chega a 10%. Ele, no entanto, incorpora o “novo”. E conta com estrutura partidária mais sólida do que a dela.

SEGUNDOS

Com apenas dois deputados em seu partido, a Rede, Marina nem sequer é presença garantida nos debates de televisão —pela lei, as emissoras são obrigadas a convidar apenas candidatos de partidos que tenham no mínimo cinco deputados federais. O tempo de propaganda da Rede também será mínimo.

CIRCUITO

Já o PSB tem 26 deputados federais e quatro governos estaduais: Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal e SP.

MICROFONE

Luiz Felipe D’Avila coordenará a área de comunicação da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) à Presidência. A ideia é que ele faça a interface da área com o grupo que cuida do programa de governo. O convite foi feito pelo ex-governador e surpreendeu o estafe tucano.

LONGO CAMINHO

A defesa de Lula discorda dos cálculos de criminalistas que dizem que o petista pode ficar seis anos preso, em regime fechado. “Apostamos que as cortes superiores reconhecerão a nulidade absoluta dos processos contra ele”, afirma a advogada Valeska Teixeira Martins. “Estamos apenas na metade do caminho.”


TRUPE

O cantor e compositor Maurício Pereira (à frente) contou com a participação dos filhos, Manu Pereira, Chico e Tim Bernardes (da esq. para a dir.), em seu próximo disco solo, “Outono no Sudeste”, que será lançado em maio.


É FOGO

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi incendiada pelas declarações do criminalista Alberto Toron, que afirmou que a entidade está “acovardada” diante do que ele define como abusos contra os advogados. O conselho da ordem chegou a discutir um desagravo ao presidente Claudio Lamachia, na terça (17), mas a ideia encontrou resistência e não prosperou.

QUERIDO PRESIDENTE

Outros advogados defenderam Toron, como Roberto Podval, que escreveu uma carta aberta a Lamachia. “De fato sua postura tem sido um tanto quanto acanhada”, afirmou ele, dizendo que os advogados têm sofrido “todo tipo de abuso”, além de “agressões, limitações de nossos direitos e garantias”.

PELA CLASSE

Lamachia afirma que a OAB preocupa-se com prerrogativas da classe e garantias individuais e não em defender clientes de advogados.

REFÚGIO

Os 161 imigrantes venezuelanos que estão em SP desde 6 de abril receberam nesta terça (17) o CPF e a carteira de trabalho. Eles estão nos Centros de Acolhida da Secretaria Municipal da Assistência Social. “Agora precisamos de ajuda de empresas e pessoas que queriam empregá-los”, diz o secretário da pasta, Filipe Sabará. Segundo ele, 20 empresas já se cadastraram.

NOVO DIA

A primeira reunião do prefeito Bruno Covas (PSDB) com vereadores paulistanos, na terça (17), teve a adesão de quatro parlamentares do PT.

 

O partido não participava dos encontros com João Doria por julgá-lo desrespeitoso em relação à agremiação. 

NOVO TEMPO

Mario Covas Neto (Podemos) e Gilberto Natalini (PV), que também não iam às reuniões com Doria, estiveram no encontro, que reuniu 45 vereadores.

TÚNEL DO TEMPO

A banda de punk rock Plebe Rude lançará o álbum “Primórdios”, com músicas compostas entre 1981 e 1983, na sexta (20), em diferentes plataformas de streaming.

 

As faixas foram gravadas em um show ao vivo em 2017 que será disponibilizado para ser assistido no YouTube.


DANDO A LETRA

O escritor moçambicano Mia Couto lançou seu livro “O Bebedor de Horizontes” na segunda (16), no Teatro Porto Seguro. O gerente geral do espaço, André Acioli, o gerente de eventos da Companhia das Letras, Max Santos, e o ator Wilson Gomes passaram por lá. O evento contou com leitura de trechos da obra, debate e apresentação da cantora Lenna Bahule.  


CURTO-CIRCUITO

Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, se apresenta na Condé Nast International Luxury Conference. O evento será nesta quarta (18) e quinta (19) em Lisboa, Portugal.

O livro “Fala de Bicho, Fala de Gente”, de Cristina Fargetti e Marlui Miranda, será lançado nesta quarta (18). Às 18h30, no Sesc Ipiranga.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.