Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mais da metade dos alunos de universidades federais é de baixa renda, diz pesquisa

O levantamento da associação Andifes será apresentado no dia 16 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa que está sendo finalizada pela Andifes, a associação que reúne reitores das universidades federais, mostrará que mais da metade dos alunos das instituições são de baixa renda, integrando famílias que ganham por mês menos do que um salário mínimo per capita.

Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba)
Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) - Fernando Vivas - 25.ago.2014/Folhapress

ESCALA 2 

O trabalho será apresentado no dia 16 de maio —na mesma data, a Andifes tem reunião marcada com o ministro Abraham Weintraub, da Educação.

OS PELADOS 

Weintraub afirmou na semana passada que os cortes de verbas em determinadas universidades ocorriam porque elas promoviam “balbúrdias” e permitiam “gente pelada” dentro do campus.

TABELA 

A Andifes tentará reverter os cortes mostrando que eles podem inviabilizar o funcionamento de algumas universidades.

ABUSO 

A corregedoria da Superintendência da Polícia Federal de SP abriu uma sindicância para apurar se houve conduta abusiva, assédio moral e abuso da condição de policial pelo delegado da PF Carlos Eduardo Pellegrini Magro.

EMPURRÃO 

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais de SP (Sindpolf-SP), Magro, que já participou de operações como a Satiagraha, em 2008, teria agredido fisicamente um escrivão na Superintendência Regional da PF em São Paulo. 

PAPO 

De acordo com a denúncia do sindicato, o escrivão conversava com um colega de trabalho quando teria “sido arremessado violentamente” por Magro, “que gritava impropérios contra” a vítima. O delegado “não teria sequer tentado se justificar ou desculpar-se”. 

LÁGRIMA 

Ainda segundo a denúncia, o superior teria dirigido ao escrivão “palavras em evidente violência psicológica contra o mesmo, chamando-o de ‘bebê chorão’.  O Sindpolf também acionou o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho.

DISCIPLINA 

Questionada, a PF diz que os fatos estão sendo “apurados em procedimentos disciplinares”. O delegado não falou com a coluna, como solicitado.


TALHERES

A editora Conjur e o grupo Prerrogativas fizeram um jantar em desagravo ao Supremo Tribunal Federal, no restaurante A Figueira Rubaiyat, na sexta (3), em SP. Estiveram lá o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, o advogado Ives Gandra Martins, os ministros Luis Felipe Salomão, do STJ, e Gilmar Mendes, do STF, o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, o procurador Arnaldo Hossepian, o defensor público-geral de SP, Davi Depiné, o jurista Lenio Streck, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Cláudio Marçal Freire, o desembargador Fábio Prieto, o ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça Humberto Martins, os advogados Marco Aurélio de Carvalho e Alberto Toron, o ex-ministro do STF Nelson Jobim e o médico Raul Cutait.


DEMANDA 

Os secretários municipal e estadual de Cultura de SP, Alê Youssef e Sérgio Sá Leitão respectivamente, e a secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Mariana Ribas, vão solicitar ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, o aumento do teto de captação da Lei Rouanet, que foi estabelecido em R$ 1 milhão.

ENCONTRO 

Eles se reúnem em SP nesta segunda (6) para debater as pautas que levarão ao ministro. A ideia do encontro surgiu durante debate no evento Rio2C, um dos maiores eventos dedicados a discutir a produção de audiovisual no país, realizado no Rio de Janeiro, em abril.

PIPOCA 

O Supremo Tribunal Federal prepara uma sessão para exibição de “A Juíza”, na quarta (8). O filme traz a trajetória da juíza da Suprema Corte dos EUA Ruth Bader Ginsburg. Ele foi um dos documentários mais assistidos no mercado americano em 2018.

VELHA GUARDA

O grupo Art Popular encarna a banda fictícia Os Bambas em três apresentações que revisitam clássicos do samba. Com direção artística do jornalista Alexandre Matias, os shows serão nos dias 20, 21 e 22 de junho, no Itaú Cultural.


CURTO-CIRCUITO

A 5ª edição do guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo será lançada na segunda (6) no hotel Unique.

As apresentações do Viagem Literária ocorrem de segunda (6) até o dia 31 de maio.

Fábio Simonini ministra a aula de mitologia grega. Às 17h, na Casa do Jasmin.

Rafael Véras de Freitas e Floriano Marques de Azevedo Neto lançam o livro “Comentários à Lei Nº 13.655/2018”. Na segunda (6), na Faculdade de Direito da USP.

 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi publicado em versão anterior deste texto, o episódio citado na nota "Empurrão" teria ocorrido na Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais de SP. Não em Jales. A informação foi corrigida.   

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.