Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo culpa gabinete de general Heleno por reação demorada a queimadas na Amazônia

Segundo avaliação, GSI não teria percebido a dimensão do problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Jair Bolsonaro demorou a perceber o impacto negativo que as queimadas na Amazônia já estavam tendo sobre a imagem do Brasil no meio da semana. Integrantes da equipe presidencial admitem o cochilo —e responsabilizam, entre outros, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comandado pelo general Augusto Heleno.

... NINGUÉM VIU 

O GSI, por essa análise, não teria percebido a dimensão do problema. E, quando isso enfim aconteceu, teria demorado a reagir a ele.

DESPERTADOR 

Por causa das falhas, apenas na quinta (22) o governo teria acordado para a dramaticidade dos fatos.

NOTA SÓ 

A repercussão internacional já era a pior possível antes disso —mas o presidente seguia batendo na tecla que ONGs poderiam estar por trás das queimadas, sem anunciar qualquer medida para conter o fogo.

REPETECO 

Não é a primeira vez que o gabinete de segurança sofre críticas. Há alguns meses, ele foi atacado por Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente, no episódio em que um militar foi preso com cocaína na Espanha em um avião da comitiva presidencial.

PÉ FORA 

A cúpula da PF está segura de que o ministro da Justiça, Sergio Moro, apesar de estar até agora em silêncio, não tem condições de permanecer no cargo caso Bolsonaro leve adiante a ameaça de demitir o diretor-geral do órgão, Maurício Valeixo.

LINHA 

Mesmo que Moro não defenda a PF, a eventual saída de Valeixo por ordem do presidente seria uma humilhação superior a todos os outros constrangimentos por que o ministro tem passado.

DEVIDO LUGAR 

Entre os reveses do ex-juiz estão a retirada de indicados dele para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômico), a perda do Coaf, a unidade de inteligência financeira do Estado, a desidratação do projeto anticrime que tramita no Congresso —e a insistência de Bolsonaro em dizer que quem manda é ele, e não o ministro.


 

A cantora Letrux em terraço de prédio na Tijuca, no Rio
A cantora Letrux em terraço de prédio na Tijuca, no Rio - Ricardo Borges/Folhapress

TCHAU, TCHAU

A cantora Letrux inicia no mês que vem a sequência de 12 shows que encerra a turnê do seu disco “Em Noite de Climão”; em SP, a apresentação contará com gravação de DVD no Auditório Ibirapuera no dia 28 de setembro. 


BALANÇO 

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos estima que serão necessários R$ 930 milhões para suprir o déficit de vagas no sistema de recuperação socioeducativo para jovens infratores.

BALANÇO 2 

Pelas projeções, seriam necessárias 62 novas unidades para abrigar os jovens. Cada uma delas custaria R$ 15 milhões.

EM GUERRA 

A pasta afirma que a ministra, Damares Alves, está em “guerra orçamentária”: o valor para o projeto é quase quatro vezes maior que o orçamento previsto para todo o ministério em 2020.

DA PAZ 

O deputado Marco Feliciano (Pode-SP) foi condecorado pelo Exército com a medalha do pacificador nesta sexta (23).

DA GUERRA 

O parlamentar tem sido um dos mais contundentes críticos de alguns generais que integram o governo. Já chamou o vice-presidente Hamilton Mourão de “traiçoeiro” e já chegou a dizer que dele nada se pode esperar “senão traição, mentiras e conspiração”.

OURO 

Dois garimpeiros que viveram e trabalharam em Serra Pelada vão participar de um bate-papo na exposição de fotos do garimpo feitas por Sebastião Salgado que está em cartaz no Sesc Avenida Paulista, no dia 4 de setembro. 

OURO 2 

Ivan Barros de Almeida Lima, 72 anos, pegou mais de 40 quilos de ouro e hoje vive como artesão. Etevaldo da Cruz Arantes, 55 anos, ingressou no garimpo com 16 anos. Os dois ainda moram em Serra Pelada.

PÁGINAS 

A ex-deputada Manuela D’Ávila vai lançar um livro sobre feminismo. “Por que Lutamos? – Um Livro Sobre Amor e Liberdade” sairá em outubro, pela editora Planeta.

EU VOU 

O espetáculo “Um Jeito de Corpo”, no qual o Balé da Cidade de São Paulo homenageia o cantor Caetano Veloso, foi visto por cerca de 5 mil pessoas nas quatro apresentações realizadas no festival Impulst Tanz, na Áustria.  A peça volta a SP no dia 21 de setembro.

FOME DO CÃO 

O segmento de alimento para animais corresponde a 67,3% do mercado de pets do Brasil, segundo a associação de indústrias do setor. E cresce a busca por comida feita com ingredientes que humanos consomem, alternativa à ração. A empresa Eleven Chimps, por exemplo, entrega mensalmente 230 mil refeições do tipo em SP e RJ.


ARTE FEMININA

A historiadora Lilia Schwarcz e o editor Luiz Schwarcz foram ao Masp na quinta (22) para a abertura das mostras “Histórias das mulheres: artistas até 1900” e “Histórias feministas: artistas depois de 2000”. As artistas Kaj Osteroth e Mônica Ventura também passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

Os advogados criminalistas José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua estão com sede nova em SP, na Al. Santos, nos Jardins. Eles abriram também uma filial em Brasília.

Os rappers Dexter e Afro-X fazem show neste sábado (24), na Audio.

O Tendal da Lapa recebe até este sábado (24) a Mostra Cine Matilha no Tendal, com filmes infantis, independentes e comerciais.

A decoradora Marina Linhares lança o livro “Alguém Passa por Aqui e Deixa Alguma Coisa”. Neste sábado (24), no Cubo JK.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.