Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Panorama

Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Penal Internacional por 'crimes contra a humanidade'

Representação afirma que o presidente incita o genocídio de povos indígenas do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado nesta quarta (27) no Tribunal Penal Internacional (TPI) por “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” do Brasil. A representação é da Comissão Arns e do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Adriano Machado — 15.out.2019/Reuters

EU ACUSO 

O TPI avaliará se abrirá investigação. A denúncia diz que Bolsonaro incitou violência contra populações indígenas e tradicionais, enfraqueceu a fiscalização e foi omisso na resposta a crimes ambientais na Amazônia

DE FORA PARA DENTRO 

“Aqui não encontramos um caminho eficiente. Indo para lá [o TPI], esperamos estimular as forças internas do Brasil para apurarem essas questões”, diz o presidente da Comissão Arns, o ex-ministro José Carlos Dias.

SEM FRONTEIRAS 

Também assinam a peça o ex-ministro José Gregori e os advogados Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Eloisa Machado e Juliana Vieira dos Santos. O TPI iniciou as atividades em 2002 e costuma se dedicar a casos de genocídio e crimes contra a humanidade.

FOGO 

Entidades de direitos humanos temem que a nova versão do Código Penal Militar, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na terça (26), vire licença para matar civis, por ampliar o conceito de legítima defesa. Uma emenda isenta o militar que usar força para prevenir agressão. Hoje, é necessário ameaça real ou iminente.

VIP 

“É um sinal concreto da corrosão dos valores democráticos”, diz Hugo Leonardo, presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, para quem o artigo cria um excludente de ilicitude próprio para militares e PMs.

CRITÉRIOS 

Relator do projeto, General Peternelli (PSL-SP) diz que não pretende dar alvará para ninguém matar. “A possibilidade de agressão tem de estar muito clara e definida”, afirma ele, que consultou a Defesa e a Justiça Militar.

EM CONJUNTO 

O PSOL entrou com representação no Ministério Público Federal contra a indicação de Sérgio Camargo como presidente da Fundação Palmares por seu “histórico de ataques à população negra”.


SOBRE O PALCO

Os atores Lavínia Pannunzio e Lee Taylor fizeram uma leitura encenada da peça “Calígula” com direção de Eric Lenate. O espetáculo foi apresentado na terça (26) no Sesc Consolação como parte do projeto “7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores”. Os também atores Cláudio Curi e Ana Cecília Costa e as diretoras Eugênia Thereza de Andrade e Mika Lins, estiveram lá.


PÉ ATRÁS 

Pelo menos três em cada quatro paulistanos não confiam em instituições como Congresso, prefeitura e partidos políticos. A informação é do Índice de Democracia Local (IDL), do Instituto Sivis. 

APATIA 

Ainda de acordo com a pesquisa, 38% dos paulistanos dizem que não votariam se não fossem obrigados. O estudo, com 2.417 entrevistas, será lançado em 5 de dezembro.

COMBATE 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresenta nesta quinta (28) projeto de lei que transforma as diretrizes e estratégias do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal em política pública de âmbito nacional, estendida a todos os biomas. 

INCENTIVO

O projeto prevê compensação financeira a municípios e acesso a crédito para empresas que desenvolverem atividades econômicas sustentáveis, além de aumento de pena para quem cometeu crimes ambientais.

NADA FEITO 

A corregedoria do Ministério Público Federal negou pedido aprovado pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara para afastar o procurador Deltan Dallagnol. O requerimento, do deputado Rogério Correia (PT-MG), citava parcialidade de Deltan na condução da Lava Jato e suas palestras remuneradas. A Câmara apresentou recurso. 

TRILHA SONORA 

A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria da Música foi pega de surpresa após o presidente Jair Bolsonaro editar medida provisória que encerra a cobrança de direitos autorais de músicas reproduzidas em hotéis.

LOVE SONGS 

A medida cede às pressões do setor do turismo. Apesar de ter um grupo de trabalho para legislação autoral, a frente, que reúne 223 membros, não foi consultada.

LEMBRANÇA 

O ator Tarcísio Meira fará leitura de trechos do livro “O Continente”, de Erico Verissimo, em evento para celebrar os 70 anos do lançamento da obra. O encontro ocorrerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional no dia 9 de dezembro e terá participação do autor Luiz Ruffato.

INTERCÂMBIO

A Spcine, empresa de cinema e audiovisual ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, terá um estande fixo no festival argentino Ventana Sur. A cineasta Laís Bodanzky, presidente da Spcine, estará no evento, que ocorre entre 2 e 6 de dezembro em Buenos Aires.


S.O.S. PANTANAL

A fotógrafa Maureen Bisilliat assistiu ao debate sobre o documentário “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, realizado pela Folha, na segunda (25), em SP. A psicanalista Melanie Farkas e o designer Kiko Farkas compareceram. O presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, e sua mulher, Teresa Cristina Bracher, idealizadora do documentário, passaram por lá. O filme tem direção de Jorge Bodanzky.


CURTO-CIRCUITO

A OAB São Paulo realiza a 1ª edição da Jornada pela Equidade Racial. Hoje, às 15h.

A Blue Gardenia lança nova coleção. No Shopping JK Iguatemi, hoje, às 18h.

Adriane Yamin lança o livro “Minha Garota”. Hoje, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, às 19h.

O Monkey Bar, do gim Monkey 47, chega a SP.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

Erramos: o texto foi alterado

O nome do advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira foi grafado incorretamente como "Antonio Carlos Mariz de Oliveira". O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.