Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Em artigo na Nature, cientistas brasileiras fazem apelo a outros países por colaboração na Covid-19

Elas criticam os 'passaportes das vacinas' e a lentidão na chegada de insumos para vacinas ao país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Três cientistas brasileiras escreveram um artigo para a revista Nature Medicine, uma das mais importantes do meio médico, questionando esforços dos EUA e de países europeus para o uso de “passaportes das vacinas”. Elas também cobram cooperação internacional para tornar testes de Covid-19 acessíveis para países mais pobres e criticam a lentidão na entrega de insumos para vacinas no Brasil.

PLANETA 

“É hora de o Brasil pesquisar além de suas fronteiras e alcançar a comunidade internacional, pois seus esforços só terão sucesso se estiverem alinhados aos de seus vizinhos e aliados”, afirmam as três. “Os governos e o setor privado em países de alta renda devem ser lembrados de sua obrigação de combinar palavras de solidariedade com ações concretas.”

MUNDO 

O texto também defende a adoção de lockdowns em alguns locais do Brasil acompanhados de medidas não farmacêuticas, como o uso de máscaras e o fortalecimento de programas de assistência social. O artigo é assinado por Lorena G. Barberia, do departamento de ciência política da USP, e por Silvia Figueiredo Costa e Ester C. Sabino, do departamento de doenças infecciosas da faculdade de medicina da USP.

CASA 

No texto, as cientistas ainda citam um curso de pós-graduação ministrado por elas no qual “enfatizamos que a pandemia no Brasil deve ser utilizada como meio de identificação de políticas que não sejam apenas de recuperação, mas de criação de uma sociedade mais segura, sustentável e justa”. “A sociedade brasileira respondeu ao chamado às armas. A hora de agir é agora.”

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.