Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski critica debate sobre regime semipresidencial às vésperas de 2022

Adoção do sistema, defendida por Gilmar, Barroso e Temer, não é consensual no STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A adoção do semipresidencialismo no Brasil, sistema de governo defendido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, e por políticos como o ex-presidente Michel Temer, não é consensual na Corte. O ministro Ricardo Lewandowski, por exemplo, acha que o momento para a discussão é inoportuno.

DATA 2 

“O debate sobre a adoção do semipresidencialismo, que surge às vésperas das eleições de 2022, lembra a polêmica que levou à implantação do parlamentarismo antes da posse de João Goulart [Jango] na Presidência da República em 1961, com as consequências que todos conhecemos”, afirmou ele à coluna, em uma rara declaração à imprensa.

MEMÓRIA 

Em 1961, Jango assumiria a presidência no lugar de Jânio Quadros, que renunciou. Vetado pelos militares, ele aceitou um acordo político que, por um lado, garantia a sua posse —mas com menos poderes. Eles foram transferidos para o primeiro-ministro, cargo criado com a implantação do parlamentarismo.

CHUMBO 

Em 1963, um plebiscito derrubou o sistema e o Brasil voltou a ser presidencialista. Em 1964, os militares deram um golpe de estado e implantaram a ditadura no Brasil.

PONTE 

O semipresidencialismo, em que o presidente eleito pelo voto direto seria o chefe de estado, e um primeiro-ministro escolhido pelo Congresso Nacional seria o chefe de governo, vem sendo discutido há alguns anos e seria uma forma, segundo seus defensores, de se evitar crises, impasses e traumas institucionais, como o impeachment.

PONTE 2 

Caso ele fosse implantado agora, Bolsonaro perderia poderes, bem como seu sucessor em 2022 (ou ele mesmo, caso seja reeleito). Barroso, por exemplo, diz defender que o sistema seja adotado apenas depois de 2026.

A atriz Christiane Tricerri dirige e protagoniza o espetáculo "Sal", de Eugenio Barba, que estreará sua temporada online no domingo (11); a montagem tem idealização de Alexandre Brazil e ingressos disponíveis na plataforma Sympla
A atriz Christiane Tricerri dirige e protagoniza o espetáculo "Sal", de Eugenio Barba, que estreará sua temporada online no domingo (11); a montagem tem idealização de Alexandre Brazil e ingressos disponíveis na plataforma Sympla - Isadora Tricerri/Divulgação

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.