Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Macron não quer mais guerra na Síria, enquanto Trump abre ações contra Irã

Em entrevista ao francês "Le Figaro", ao alemão "Süddeutsche Zeitung" e a outros seis jornais europeus, o presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu uma "aliança de confiança" com a Alemanha.

E enfatizou ter feito um "aggiornamento", uma atualização, em relação à posição francesa na Síria: "Não declarei que a destituição de Assad seja condição prévia para tudo". Com ou sem o ditador sírio, Macron não quer mais "um Estado fracassado", acrescentando:

— A França errou ao fazer a guerra na Líbia.

MAIS GUERRA

Enquanto isso, no "Washington Post", "funcionários do governo Trump" diziam que, confirmada a derrota do Estado Islâmico em Raqqa, "o próximo estágio da guerra será uma luta que levará ao conflito direto com o governo sírio e as forças iranianas que reivindicam o controle de um vasto deserto no leste do país".

JÁ COMEÇOU

Críticos de mídia questionam a cobertura americana sobre a Síria, que publica que os EUA estão sendo "sugados para mais guerra" ("Atlantic") ou "tropeçando numa guerra maior" ("New York Times", em editorial), enquanto suas forças, na realidade, começam a derrubar aeronaves sírias e iranianas.

E já mataram 300 civis em Raqqa, como afirmou ao mesmo "NYT" o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, que chefia comissão da ONU para a Síria.

VENDEDOR

A agência Associated Press revelou que o correspondente Jay Solomon (acima), do "Wall Street Journal", vendia equipamento de espionagem aos Emirados Árabes Unidos, para usar contra o Irã, ao mesmo tempo em que cobria a região. Em seguida, a agência noticiou a sua demissão.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.