Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

26/07/2012 - 03h00

Advogados preparam recurso pró-Toffoli no mensalão

Fica, Toffoli Advogados do mensalão vão recorrer caso o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, alegue a suspeição de José Antonio Dias Toffoli no julgamento. Segundo parecer baseado no Código de Processo Penal e na jurisprudência, o prazo para o Ministério Público tentar excluir o ministro acabou nas alegações finais. Toffoli foi advogado-geral da União e defendeu o PT e José Dirceu, réu no caso. Sua namorada, Roberta Rangel, atuou na defesa do petista Professor Luizinho.

Fosfosol Para refrescar a memória dos ministros, Márcio Thomaz Bastos redistribuiu ontem no STF sua questão de ordem arguindo falta de competência constitucional da Corte para julgar 34 réus sem foro especial.

Trunfo O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, entregou ontem nos gabinetes do relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowski, quatro acórdãos do Tribunal de Contas da União que consideram legais contratos entre bancos e agências de publicidade.

Somos teu A revelação dos encontros entre Paulo Okamotto, braço-direito de Lula, e Marcos Valério não surpreendeu petistas. "Eles bebiam cachaça desde sempre'', diz um observador. Valério também se reuniu reservadamente com Delúbio Soares, João Paulo Cunha e Valdemar Costa Neto (PR).

Bumerangue De um petista sobre a reação do PSDB à petição de advogados para barrar o mensalão no horário eleitoral: ''Se acatada, será um favor aos tucanos. A gente não vai poder usar na TV imagens do Paulo Preto nem do mensalão mineiro''.

Alfândega O presidente da Embratur, Flávio Dino, passou apuros ao desembarcar em Londres, para evento de promoção dos destinos brasileiros. Suas malas foram extraviadas pela TAP. Depois de 12 horas, a companhia portuguesa resgatou a bagagem perdida em Lisboa.

Em outra Alheia à campanha de Fernando Haddad, Marta Suplicy (PT-SP) deve encontrar hoje o senador Humberto Costa para discutir a relatoria PEC 34, que trata do sistema nacional de cultura. A tendência é que a proposta fique sob cuidados de Marta, já que Costa se dedicará à disputa em Recife.

Isca O PT monitora a aproximação de José Serra e Celso Russomanno, que tende a dificultar o avanço de Haddad nas pesquisas. Se a parceria prosperar, o partido vai questionar o PRB, instalado na Esplanada. "O que o ministro acha disso?", pergunta um petista, referindo-se a Marcelo Crivella (Pesca).

Tira-teima O teste para ver se vingou o pacto de não-agressão entre os líderes da disputa paulistana será o debate do dia 2, na Band.

Infantaria Ainda mantendo agenda de rua enxuta, Serra mandou confeccionar santinhos e banners para os 183 candidatos a vereador de sua coligação. Produzido para motivar os postulantes à Câmara na caça aos votos para o tucano, o material começa a circular no dia 1º e foi apelidado de "kit ternura".

O alvo A preocupação de Lula com a eleição em Manaus atende pelo nome de Arthur Virgílio. Com ligeira vantagem sobre Vanessa Grazziotin (PC do B) nas pesquisas, o tucano, desafeto do ex-presidente graças à derrubada da CPMF, pode ir ao segundo turno. Serafim Corrêa (PSB) é o fiel da balança.

#prontofalei Twitter da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo anunciava ontem: "Parabéns às polícias Civil e Militar". O texto remetia às estatísticas da criminalidade no primeiro semestre, entre elas o aumento nos homicídios dolosos e roubos.

*

TIROTEIO

Enquanto professores fazem maratona e ginástica por reajuste, Mercadante pratica fuga olímpica, nova modalidade do PT.

DO DEPUTADO VANDERLEI MACRIS (PSDB), sobre a ida do ministro da Educação para Londres, em meio à greve das universidades federais

CONTRAPONTO

Penitência parlamentar

Durante sessão da Câmara, no início do mês, deputados aguardavam quorum para votação, no final da tarde, com o plenário vazio. Cansado da sequência de longos discursos, Onofre Santo Agostini (PSD-SC), cobrou de Rose de Freitas (PMDB-ES), que comandava a Mesa, o encerramento da sessão. A peemedebista respondeu:

--Há uma estratégia montada nesta Casa. É um cabo de guerra: um lado resistindo ao outro.

O catarinense, irritado, interveio:

--Se eu tinha algum pecado, paguei hoje. Ouvir discurso das 9h até agora é para matar qualquer cidadão!

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página