Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

15/08/2012 - 03h00

Governadores querem incluir projetos em pacote do governo

De última hora Inicialmente excluídos da festa programada para anunciar hoje o pacote de concessões de obras federais que pode chegar a R$ 120 bilhões, os governadores receberam ontem telefonemas da ministra Miriam Belchior (Planejamento) convidando-os a participar do anúncio. Além de encorpar a plateia de Dilma Rousseff, os Estados querem incluir projetos no portfólio de obras em parceria com a iniciativa privada. Miriam acenou com a possibilidade, numa segunda etapa.

Copyright Uma ideia que os Estados vão levar ao governo é desonerar as obras de saneamento da cobrança de PIS e Cofins, promessa feita por José Serra (PSDB) na campanha presidencial de 2010.

Devagar O projeto do TAV, o trem de alta velocidade, menina dos olhos da presidente, deverá ficar de fora da primeira leva de pacotes, anunciados hoje. O custo da obra ainda é um fator que afasta o interesse do empresariado em tirá-la do papel.

PowerPoint Ao apresentar as obras, Dilma exibirá aos empresários e políticos convidados um mapa pormenorizado de todos os modais envolvidos e o efeito pontual das medidas no escoamento da produção industrial.

Setor vip A presidente desistiu de promover reunião com o empresariado após o anúncio do plano hoje. O grupo de investidores apenas assistirá à exposição da presidente e dos ministros, no segundo andar do palácio.

Burocracia O Planalto vai criar um grupo executivo interministerial para acompanhar as obras e projetos da Olimpíada-2016. Os termos são discutidos entre os ministérios da Casa Civil e do Esporte. O grupo funcionará como o da Copa e fará a ponte com a Autoridade Olímpica.

Piquete Os sindicalistas da União das Carreiras Típicas de Estado (UCE) avaliam que o governo dirá, na sexta-feira, que não há dinheiro para reajustes. Por isso, agendaram nova reunião para segunda-feira e vão fazer a proposta de endurecer as greves.

Igual O MEC nega que tenha favorecido o Rio na divulgação dos dados do Ideb. Diz o ministério que São Paulo recebeu os dados da Prova Brasil e do Censo há um mês.

Serão Relator do mensalão, Joaquim Barbosa tem dito aos colegas nos corredores do STF que se preparem, pois quer começar a leitura do relatório hoje até as 21h.

Solidário Advogado de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, Antonio Carlos de Almeida Castro dirá hoje que o mensalão não existiu por "lealdade" aos colegas. Para sua sustentação, "pouco importa se existiu ou não" compra de votos no Congresso. O foco é negar lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Sobrenome Sem apoio de Marta Suplicy, Fernando Haddad resolveu cortejar o ex-marido da senadora. O petista se refere a Eduardo Suplicy como o "pai" do Bolsa- Família, fruto do projeto da Renda Básica da Cidadania.

Tô fora Bebetto Haddad, que acaba de deixar a Secretaria de Esportes de Gilberto Kassab, se defiliou ontem do PMDB paulistano. Será incorporado ao QG de José Serra.

Visitas à Folha Eduardo Campos, governador de Pernambuco, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Evaldo Costa, secretário de Comunicação, e Marco Sabino, assessor de imprensa.

Jorge Carlos Machado Curi, primeiro vice-presidente da Associação Médica Brasileira, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de José Luiz Bonamigo Filho, segundo tesoureiro, e Chico Damaso, assessor de imprensa.

*

TIROTEIO

"A infraestrutura federal no Espírito Santo é da década de 70. Temos o pior aeroporto do Brasil e um porto público deficiente."

DO GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE (PSB), que diz esperar que o plano nacional de logística, a ser anunciado hoje, inclua concessões no seu Estado.

*

CONTRAPONTO

Licença para beijar

Os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas no boxe nos Jogos Olímpicos de Londres, estiveram ontem com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Acompanhados do irmão mais novo, Estivam, e das namoradas, exibiam as medalhas de prata e de bronze. Quando Dilma se curvou para cumprimentá-los, Esquiva não hesitou e tascou um beijo demorado em seu rosto. Surpresa, a presidente se voltou para o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, que estavam aos risos, e apontou para as namoradas dos boxeadores:

-Eu só aceito o beijo com a licença delas!

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página